A tradição secular cumpre-se todos os anos em Vila Nova de Cerveira. Vários grupos, com gente de todas as idades, saem à rua ao final da tarde.
Munidos de bombos, pandeiretas, concertinas… e de boas vozes… vão espalhando a cantoria pelas casas e lojas do concelho.
Entram nos cafés e são sempre bem recebidos. As conversas páram e os clientes assistem com gosto ao cumprir de um costume tão estimado na terra.
Após a hora de jantar, a cantoria continua. Desta vez pelas casas particulares. De rua em rua, os músicos vão tocando e páram onde lhes abrem a porta.
Os mais generosos oferecem até um donativo aos grupos que, corajosamente, enfrentam a noite fria para não deixar morrer a tradição.
Veja a galeria [crédito: José Gomes]
As Janeiras ou Cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos, homens e mulheres, que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.






Comentários: 0
0
0