PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Eis os dois novos “grandes vinhos de outono” da Quintas de Melgaço

8 Outubro, 2025 - 16:15

228

0

Vinhos.

O outono é a estação dos sabores autênticos, do aconchego e dos momentos de partilha à mesa.

 

Por isso, e de forma a dar as boas-vindas à nova estação, a Quintas de Melgaço apresenta “dois grandes vinhos verdes de outono”, o QM Homenagem e o QM Patriam Edição Nº2.

 

QM Homenagem 2023 “é um vinho verde tranquilo produzido exclusivamente com uvas da casta Alvarinho, da sub-região de Monção e Melgaço, local onde encontra o terroir perfeito para a produção de vinhos de excelência”, explica aquela produtora.

 

Assinado por Jorge Sousa Pinto, este vinho “é o acompanhamento ideal para pratos de peixe, aves, queijos ou charcutaria regional. Na boca apresenta-se com enorme untuosidade e estrutura, sem nunca perder a frescura característica da região. Devido ao seu estágio de seis meses em barricas de carvalho francês, revela um aroma complexo e intenso, com registos de frutos secos”.

 

Apresenta um aspeto límpido e cor citrina, podendo ser consumido no imediato ou durante os próximos cinco anos.

 

É um vinho quente e, por todas as suas características, sugestão para a época outonal, servido a uma temperatura entre 10ºC e 12ºC.

 

 

 

[crédito fotografia: Quintas de Melgaço]

 

 

A segunda proposta, o QM Patriam Edição Nº2, “é igualmente indicada para a estação, mas apresenta características um pouco distintas. É um vinho feito exclusivamente com uvas da casta Alvarinho, da sub-região de Monção e Melgaço, e resulta de um lote das colheitas de 2018, 2020, 2021 e 2022″.

 

De aspeto límpido e cor citrina intensa, “revela na boca suavidade, consistência e volume, com uma acidez envolvente a apoiar o conjunto, com um final de boca longo e muito persistente. No nariz apresenta aromas de floral fresco, enriquecidos por um toque subtil de frutos secos que lhe acrescenta complexidade”.

 

 

[crédito fotografia: Quintas de Melgaço]

 

 

O QM Patriam Edição Nº2, assinado pelo enólogo Jorge Sousa Pinto, “representa, ao mesmo tempo, tradição e versatilidade. É uma homenagem à terra e ao orgulho pela riqueza da região vitícola, berço da nobre casta Alvarinho. Considerado um vinho elegante, torna-se apropriado para acompanhar pratos de bacalhau, peixe, bem como carnes brancas ou vermelhas”, devendo ser servido a uma temperatura entre 10ºC – 12ºC.

 

 

[crédito fotografia capa: Quintas de Melgaço]