“Se for necessário ir a Lisboa todas as semanas, para garantir que nos ouvem e que as portas nos são abertas, pois assim será”.
A certeza foi deixada por António Barbosa [na foto, ao centro], Presidente da Câmara Municipal de Monção, que esta segunda-feira foi eleito, por unanimidade, Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho.
É o primeiro autarca de Monção nestas funções.
O autarca monçanense encara o novo cargo como “um desafio. E os desafios são para ser encarados com muita frontalidade. Com muita vontade. É a vontade de continuar a transformar o Alto Minho”.
Aos jornalistas, Barbosa deixou clara a garantia de que o alvo é Lisboa. Para o autarca, os sucessivos Governos não têm dado o apoio merecido ao distrito de Viana do Castelo.
“O nosso distrito tem sido um exemplo em termos daquilo que tem sido o trabalho dos nossos autarcas nas últimas décadas e tem de começar a ser respeitado pelos nossos Governos. Essa é uma das matérias pela qual batalharei todos os dias: garantir que somos respeitados!”, exclamou.
Para os próximos quatro anos os alto-minhotos podem esperar “muito trabalho”. Sobretudo nas áreas da saúde e mobilidade.
“O porto de mar de Viana do Castelo tem de começar a ser olhado de uma forma muito mais séria por parte dos nossos governantes. Têm de perceber que ali temos uma entrada no nosso Alto Minho”, defende Barbosa.
Sublinha ainda o monçanense que “temos, de uma vez por todas, olhar para o Hospital de Viana como o nosso hospital de referência”.
A concluir, Barbosa foi pragmático sobre o que aí vem.
“Temos de mostrar a essa gente que está lá em baixo que o Alto Minho é hoje um território de sucesso e têm apenas de responder em circunstância igual àquilo que é o nosso trabalho. Nisso vamos ser intransigentes e muito chatos”, garante.
António Barbosa sucede no cargo a Manoel Batista, antigo autarca de Melgaço. Para o cargo de vice-presidentes, foram eleitos Vasco Ferraz, presidente da Câmara de Ponte de Lima; e Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo.
O Conselho Intermunicipal é constituído pelos 10 presidentes das câmaras municipais de cada um dos municípios do Alto Minho, os quais elegem, de entre si, um presidente e dois vice-presidentes.
O Conselho tem, pelo menos, uma reunião ordinária mensal que decorre na primeira terça-feira de cada mês.
A CIM Alto Minho tem a sua sede em Viana do Castelo (nas antigas instalações do GAT do Vale do Lima), além de dois polos em Ponte de Lima (edifício Villa Moraes) e em Valença (antigo edifício do GAT do Vale do Minho).
Comentários: 0
0
0