A Igreja de São Domingos, em Monserrate, Viana do Castelo, acolheu a celebração solene dos 25 anos de ordenação episcopal de D. Antonino Dias, num clima de ação de graças, memória e esperança.
Natural da freguesia de Longos Vales, em Monção, recebeu naquele mesmo templo a ordenação episcopal no dia 21 de janeiro de 2001.
Na homilia, D. Antonino Dias partilhou um testemunho marcado pela “gratidão” e pela “humildade”, recordando o caminho percorrido no ministério episcopal e sacerdotal, “quase 52 anos ao serviço da Igreja”.

[crédito fotografia: Diocese Viana do Castelo]
Inspirado por Santo Agostinho, afirmou que todas as suas recordações são “ação de graças”, reconhecendo a fidelidade de Deus ao longo das alegrias, desafios e responsabilidades da missão confiada.
O Bispo evocou ainda a figura de São Bartolomeu dos Mártires, “modelo de pastor e referência permanente” para o exercício do episcopado, sublinhando que “o ministério vive-se sempre na confiança em Deus, na comunhão com a Igreja e no serviço ao povo que lhe é confiado”.

[crédito fotografia: Diocese Viana do Castelo]
A celebração foi também ocasião para agradecer a todos quantos acompanharam e colaboraram neste percurso, desde sacerdotes, fiéis, amigos e familiares, reafirmando que “o caminho faz-se caminhando”, com fé, alegria e espírito de missão.
Com 77 anos de idade, D. Antonino Dias é atualmente bispo emérito da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Comentários: 0
0
0