PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

COVID-19: Monção no ZERO – “Todos os cuidados devem continuar”, apela Barbosa

2 Junho, 2021 - 20:02

327

0

PUB Monção chegou ao zero. Quase um ano depois, o concelho volta a estar sem qualquer caso ativo de infeção pela COVID-19. É preciso recuar até ao dia 30 de […]

PUB

Monção chegou ao zero. Quase um ano depois, o concelho volta a estar sem qualquer caso ativo de infeção pela COVID-19. É preciso recuar até ao dia 30 de junho de 2020 para encontrar um cenário semelhante. Daí em diante, entre muitos ou poucos, este concelho apresentou sempre casos ativos.

Ouvido pela Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara mostrou-se visivelmente satisfeito com os resultados patentes no relatório epidemiológico emitido esta quarta-feira pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Foi dado como recuperado o único caso ativo existente. No entanto, António Barbosa apela à população para não facilitar.

“Precaução. Acho que chegarmos a zero não deve ser sinónimo absolutamente de nada. Muito menos de baixar os braços. O zero deve deixar-nos animados mas devemos continuar a manter todos os cuidados”, realçou o presidente da Câmara.

Porém, o autarca não esconde a satisfação pelos resultados “para que possamos voltar a alguma normalidade no nosso concelho, por forma a que possamos dar mais exponenciação ao nosso turismo e à nossa restauração”.

Ainda em declarações à Rádio Vale do Minho, António Barbosa fez um balanço bastante positivo do processo de vacinação contra a COVID-19 no concelho. Monção apresenta já 45% da população com a primeira dose e quase 25% da população com a vacinação completa (duas doses). 

“Esses 25% serão muito provavelmente as pessoas menos imunes à doença. Isso deixa-nos um pouco mais aliviados, porque todos temos familiares com mais idade mas não passa disso mesmo. Todos já tivemos casos de mortalidade associada à COVID-19 de uma forma ou de outra… ou conhecidos ou até mesmo familiares”, prosseguiu o autarca.

“Todos os cuidados devem continuar para que depois não fiquemos com o peso na consciência por aquilo que já aconteceu e por aquilo que poderá eventualmente ainda acontecer nesta pandemia”, concluiu.

O concelho de Monção segue agora com 1.169 casos confirmados de infeção pela COVID-19, sendo que nenhum está ativo. Há 1.125 casos recuperados e 44 óbitos registados.

 

[Fotografias: DR]

 

PUB