PUB
Monção vai continuar em Risco Elevado (cor amarela) nas próximas duas semanas. O anúncio foi feito este sábado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, durante a apresentação da atualização do mapa do risco de transmissão do novo coronavírus (COVID-19).
Este mapa, recorde-se, abrange os 278 municípios do continente. Estão divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão do coronavírus que provoca a doença da COVID-19: “extremamente elevado”, “muito elevado”, “elevado” e “moderado”.
Monção, que estava em risco de passar a concelho de risco Muito Elevado, vai continuar no mesmo nível: Elevado. São boas notícias para os monçanenses que, desta forma, livram-se do confinamento obrigatório durante as tardes de sábado e domingo.
Em terras de Deu-la-Deu, nas próximas duas semanas, segue tudo na mesma quanto a obrigações. Além das medidas aplicadas a todo o território continental, continuam a aplicar-se:
- Proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00;
- Fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório;
- Nos dias úteis, os estabelecimentos comerciais encerram até às 22:00, salvo restaurantes e equipamentos culturais, que encerram até às 22h30.
Porque é que Monção não subiu na escala de risco?
Em Monção, tudo começou a complicar-se no passado dia 26 de novembro quando o concelho alcançou 79 casos ativos. Em cinco dias tinha já somado 49 casos ativos.
No entanto, no dia seguinte, o Município explicou de imediato que grande parte desses casos advieram de um período anterior, fruto de uma atualização de dados feita pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Não iriam, portanto, influenciar o concelho na escala de risco de contágio elaborada pelo Governo.
“Analisados os relatórios da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, verificamos que os dados reportados na passada quarta-feira, e que a todos causou estranheza, foram atualizações de dados da semana anterior, os quais estiveram na base, no passado sábado, da decisão de alteração, por parte das entidades, do concelho de Monção para Risco Elevado”, explicou o Município no passado dia 27 de novembro.
Contas feitas, desde o início da pandemia da COVID-19, Monção segue com com 327 casos confirmados, sendo que 118 estão ativos. Há 192 casos recuperados e 17 óbitos registados.
[Fotografia: DR]
Comentários: 0
0
0