Começou este sábado, na freguesia de Cambeses, em Monção, mais uma edição da Festa da Rosca e do Papudo.
O evento vai prolongar-se até este domingo.
Trata-se de uma festa cujo objetivo principal passa por promover as Roscas de Monção, elevadas em 2019 a uma entre as 7 Maravilhas Doces de Portugal.
A cerimónia de abertura contou com a presença de várias individualidades. Entre elas o Presidente da Câmara de Monção, António Barbosa; o Vice-Presidente da Câmara, João Oliveira; o Vereador Agostinho Correia; o Padre João Pedro Santos, pároco da freguesia; e a Presidente da Junta, Catarina Lourenço.
[crédito fotografia: cortesia: JF Cambeses]
“A Festa da rosca e do Papudo consolida-se no panorama nacional como a festa mais doce de Portugal”, disse desde logo Catarina Lourenço.
“Hoje somos muito mais que uma festa de doçaria tradicional, somos um hino a amizade, as tradições e a valorização do que e nosso e nos pertence”, prosseguiu.
Sublinhou ainda a autarca que “este legado que recebemos é para valorizar e para dizer ao mundo que somos os melhores na confecção da nossa doçaria tradicional”.
[crédito fotografia: cortesia: JF Cambeses]
[crédito fotografia: cortesia: JF Cambeses]
Esta noite, no recinto da festa, vão atuar o Grupo Coral de Nossa Senhora dos Milagres e a Banda Musical de Monção.
Será apresentado o Hino da Freguesia de Cambeses.
Para domingo, dia 20 de julho, está prevista a realização de um workshop sobre a confeção do rosquilho.
Atuará o grupo de bombos Toca a Bombar. Vão também passar pelo palco o Grupo Folclórico de Stª Maria de Moreira, All Styles, e o Grupo Popular Os Teimosos.
O evento está a cargo da Junta de Freguesia de Cambeses. Conta com o apoio do Município de Monção.
Confira o programa ao pormenor:
[fonte: Divulgação]
Comentários: 0
0
0