O Município de Vila Nova de Cerveira vai realizar “uma intervenção profunda” no Mercado Municipal, um edifício com mais de 30 anos de existência.
O projeto de execução da “Reabilitação e Modernização do Mercado Municipal” foi apresentado, e aprovado por unanimidade, na reunião de câmara desta quinta-feira, 31 de julho.
A abertura de concurso público decorrerá na próxima semana, prevendo-se o início das obras até ao final do ano.
[imagem virtual – crédito: Município VN Cerveira]
“A intervenção pretende transformar o mercado num espaço comercial moderno, funcional, dinâmico, acessível, inclusivo e ambientalmente sustentável, respeitando, simultaneamente, o seu valor patrimonial e identidade local”, refere a autarquia presidida por Rui Teixeira.
“O objetivo principal dos trabalhos visa a melhoria das condições de acesso e trabalho, assim como de conforto e segurança”, acrescenta.
O projeto prevê a preservação do património, através da recuperação de elementos arquitetónicos originais; a correção de patologias estruturais, nomeadamente em coberturas, paredes e pavimentos; a reorganização e refuncionalização dos espaços interiores, para garantir maior fluidez na circulação de pessoas e mercadorias, com especial atenção à segurança e acessibilidade; a integração de soluções sustentáveis, como materiais ecológicos, aproveitamento de luz natural e sistemas de energia renovável; e o reforço da integração urbana, consolidando o papel do mercado como ponto de encontro social e de dinamização económica no centro da vila.
[imagem virtual – crédito: Município VN Cerveira]
Trata-se de um investimento total de 1.272.000,00 euros, com cofinanciamento de 924.050,00 euros através do Programa Operacional Regional do Norte 2030, suportado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Comentários: 0
0
0