O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Correia, quer replicar as Olimpíadas seniores por todo o País. O desejo do governante foi manifestado durante a gala de encerramento da edição deste ano das Olimpíadas Seniores Olympics4All, que decorreram em Vila Nova de Cerveira.
João Paulo Correia destacou “o caráter inovador, o contacto social entre os atletas e o impacto positivo do convívio”, nesta iniciativa.
Referiu, ainda, a importância do desporto informal e do carácter intergeracional do evento que junta atletas seniores e árbitros e staff de apoio jovens, uma sinergia que deixa marcas positivas em todos os participantes.
A equipa vencedora desta edição foi a equipa de Ceveira-Tomiño, revalidando o título já conquistado nas Olimpíadas em 2019.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, aproveitou o momento para parabenizar “todas as comitivas, enaltecendo o espírito competitivo das mesmas e o convívio salutar gerado entre os participantes”.
Salientou, ainda, a natureza transfronteiriça da equipa de Cerveira-Tomiño, a única equipa em competição que integra jogadores de duas nacionalidades, numa aposta clara da estratégia da Eurocidade.
No encerramento da iniciativa, que tem como objetivo promover a prática desportiva junto da população sénior e reforçar o intercâmbio social e cultural entre os cerca de 300 participantes, marcaram presença representantes das comitivas dos 10 municípios alto-minhotos participantes no projeto, representantes da Escola Superior de Desporto e Lazer e a Alcaldesa de Tomiño.
Na cerimónia foi, ainda, anunciado o município que vai acolher o evento no próximo ano: Viana do Castelo.
Financiado pelo programa europeu Erasmus + Sport, o projeto Olympics4All, através do qual foram promovidas as primeiras Olimpíadas do Desporto Sénior em Vila Nova de Cerveira, foi o pontapé de saída de um projeto internacional que procurou aprofundar os fatores que motivam os idosos a praticar desporto – o projeto In Common Sports.
Em 2021, com o nome In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly!, o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Desportos esloveno e com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição.
Alargado e replicado em seis países parceiros de uma nova candidatura IN COMMON SPORTS+ (Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária), conta com mais de 450 atletas a participarem em treinos semanais.
Comentários: 0
0
0