PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira recorda heróis da terra que travaram Napoleão (que tentou invadir-nos pelo Alto Minho)

15 Fevereiro, 2026 - 17:01

333

0

15 de fevereiro de 1809.

Corria o dia 15 de fevereiro de 1809. Portugal estava em plena guerra peninsular. De um lado o império francês, liderado por Napoleão Bonaparte. Do outro a aliança entre Reino Unido, Espanha, e Portugal.

 

A guerra durava desde 1807. Napoleão queria dominar a Península. 

 

No dia 15 de fevereiro, os franceses tentam entrar em Portugal pelo Alto Minho. No entanto, conforme explicou o jornal O Minho, à frente do exércio português estava o tenente-coronel José Joaquim Champalimaud.

 

De Valença a Caminha, toda uma linha de fogo eficaz que conseguiu repelir os ataques do inimigo. 

 

O Forte de Lovelhe, em Vila Nova de Cerveira, viria a desempenhar papel crucial. Neste concelho, as tropas eram lideradas pelo Coronel Gonçalo Coelho de Araújo.

 

 

[crédito fotografia: Município VN Cerveira]

 

 

Este domingo, o Vice-presidente da Câmara Municipal, António Quintas, e a Vereadora Sónia Guerreiro, prestaram homenagem aos Heróis Cerveirenses de 15 de fevereiro de 1809, através da deposição de coroas de flores no monumento da ‘Memória’, no Largo do Terreiro, e junto do busto do Coronel Gonçalo Coelho de Araújo, no Largo 15 de Fevereiro.

 

“O 15 de fevereiro é, por isso, uma data incontornável na história do nosso concelho, permanecendo como símbolo de coragem, resistência e identidade do povo cerveirense”, recorda o Município.

 

Como tributo a esses defensores do Minho durante a Guerra Peninsular, Vila Nova de Cerveira ergueu o monumento da ‘Memória’, cuja primeira pedra foi lançada a 15 de fevereiro de 1909, ainda no reinado de D. Manuel II.

 

A Guerra Peninsular foi uma das mais sangrentas da história. Estima-se que, no total, tenham morrido mais de um milhão de pessoas.

 

Centenas de milhar de portugueses – entre militares e civis – perderam a vida no conflito.

 

 

[crédito fotografia capa: Município VN Cerveira]