PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Número de mortos no Lar subiu para cinco – Pede-se ajuda à Galiza

20 Janeiro, 2021 - 11:46

312

0

PUB Subiu para cinco o número de mortes associadas à COVID-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira. O presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, já classificou a […]

PUB

Subiu para cinco o número de mortes associadas à COVID-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira. O presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, já classificou a situação como “caótica”.

Dos 70 utentes do lar Maria Luísa, cinco morreram e três estão hospitalizados. Os restantes 62 permanecem na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), sendo que 32 de um total de 52 funcionários da instituição – entre administrativos, profissionais de saúde e auxiliares – também se encontram infetados.

A instituição tem atualmente 10 funcionários com baixa médica e apenas 10 no ativo para garantir o funcionamento da instituição.

A Câmara e a Misericórdia de Vila Nova de Cerveira lançaram esta terça-feira um apelo transfronteiriço de recrutamento de voluntários para ajudar a combater um surto de COVID-19 que infetou a totalidade idosos do lar Maria Luísa.

Em comunicado conjunto, as duas instituições referem que o apelo ao voluntariado transfronteiriço foi acionado através da Eurocidade Cerveira-Tomiño(Galiza), na sequência de uma reunião de “emergência da comissão municipal de proteção civil, perante a situação de calamidade de saúde pública que se vive no lar Maria Luísa”.

Entretanto, já esta quarta-feira, deu entrada naquele lar uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR) composta por dois enfermeiros e três auxiliares. É esperada também a chegada de um médico para fazer a avaliação dos utentes.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB