Arranca esta sexta-feira, em Vila Nova de Cerveira, o FITAVALE – 5º Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho. A iniciativa, promovida pelas Comédias do Minho, vai prolongar-se até 10 de Maio.
Esta edição, alargada a dois fins-de-semana, conta com apresentações de grupos espanhóis, integrando a PLATTA – Plataforma Transfronteiriça de Teatro Amador, e com os cinco grupos de teatro amador do Vale do Minho: Outra Cena, Os Simples, Associação Filarmónica Milagrense, +TAC, VerdeVejo.
A abertura engloba uma breve apresentação e contextualização, seguida de uma conversa de porta aberta subordinada ao tema ‘O Teatro Amador Transfronteiriço’, agendada para esta sexta-feira, pelas 21h00, no Cineteatro de Cerveira. O encerramento deste 1º fim-de-semana de teatro também acontece na ‘Vila das Artes’, no domingo, às 21h30, com a Compañia Lagasca – El Barco de Ávila a apresentar a peça ‘Don Armando Gresca’, uma comédia que narra as situações insólitas enfrentadas por uma família um tanto ao quanto peculiar e pouco unida para poder herdar após a morte de um familiar.
No fim-de-semana Vale do Minho, de 8 a 10 de maio, o Grupo de Teatro Amador Outra Cena e o Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira apresentam, no dia 10, no Cineteatro, ‘Primarcka’, a partir das lendas Fonte da Porca, Lenda do Cervo Rei, Lenda da Cova da Moura e Lenda da Mina de Ouro.
O FITAVALE engloba um vasto programa de representações teatrais que percorre os cinco concelhos do Vale do Minho, partilhando peças notáveis, que revelam como “o teatro pode ser o óculo para uma comunidade ver mais longe, ou o espelho para se ver a si própria”.
Comentários: 0
0
0