Assinala-se hoje, dia 9 de Outubro, o Dia Mundial dos Correios.
Em tempos, a vila cimeira de Castro Laboreiro, em Melgaço, já teve a sua estação.
Conforme conta o professor e investigador Valter Alves, no seu blog Melgaço Entre o Minho e a Serra, a chegada dos Correios a Castro Laboreiro ficou a dever-se ao Padre Aníbal Rodrigues.
O edifício foi erguido em 1957. Porém, para que tal fosse possível, o sacerdote deu um contributo fundamental.
O investigador, que cita “um documento da época”, conta que foi explicado na altura ao padre que “a Administração-Geral, desejosa de servir a valorização económica e social das localidades menos desenvolvidas, se disporia a instalar em Castro Laboreiro uma estação de correio, simples e moderna, se algum homem bom da terra tomasse a iniciativa de construir para isso edifício próprio, segundo planos dos serviços técnicos dos CTT”.
O padre Aníbal não perdeu tempo. Arranjou logo construtor.
Em pouco tempo terá sido erguido um edifício de dois pisos “localizando-se no 1º andar, a residência do Chefe da Estação, e no rés-do-chão a estação, que dispõe de sala do público, sala de serviços, arquivo e dependências para a central telefónica automática e baterias”.
Um notável passo em direção ao progresso dado por aquela vila, graças ao sacerdote, que ainda recentemente – em 1953 – tinha visto ser concluída ali a instalação do serviço telefónico.
A antiga estação dos Correios de Castro Laboreiro foi desativada há vários anos.
O Dia Mundial dos Correios celebra-se anualmente a 9 de outubro.
Este dia tem como objetivo “dar a conhecer o papel dos correios na vida quotidiana das pessoas e das empresas, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento social e económico”.
O tema deste ano é «150 anos de compromisso com a comunicação e o desenvolvimento dos povos no mundo inteiro», assinala a criação da União Postal Universal (UPU), um organismo internacional que também é um garante da promoção do bem-estar e da paz ao assegurar a eficiência e a acessibilidade dos serviços postais internacionais, e com eles, a comunicação e a cooperação entre nações.
Este dia foi instituído pelo Congresso da União Postal Universal em Tóquio, através da Resolução C 32/1984, em 1969.
A data escolhida coincide com a fundação da União Postal Universal, em Berna, 9 de outubro de 1874.
Comentários: 0
0
0