PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: ‘Repositório Genealógico do Concelho’ vai ser apresentado esta sexta-feira

19 Junho, 2015 - 08:03

215

0

Sessão está agendada para as 17h00. Vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Câmara de Caminha vai apresentar esta sexta-feira o projeto “Repositório Genealógico do Concelho de Caminha”. A sessão, agendada para as 17h00, vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia contempla ainda a assinatura de um protocolo de colaboração com alguns investigadores locais que vão ceder ao Município as bases de dados que foram construindo de diferentes paróquias. O objetivo deste projeto é conhecer as raízes genealógicas de todos os habitantes de cada freguesia e, no seu conjunto, de todo o concelho.
Recorde-se que o ano passado, a Câmara Municipal de Caminha celebrou um protocolo de investigação com a Universidade do Minho que visa a reconstituição de todas as comunidades históricas do concelho, através da construção de uma base de dados genealógica por cada freguesia, desde o início da existência dos assentos paroquiais (normalmente nas primeiras décadas do século XVII).
Para além disso, no concelho existem vários investigadores que se têm debruçado sobre a genealogia concelhia e têm elaborado bases de dados e efetuado levantamento das informações provenientes dos registos paroquiais de diversas freguesias do concelho. Deste modo, e para se tornar mais célere a reconstituição do Repositório Genealógico Concelhio e para assegurar a autoria das bases de dados já reconstituídas e o levantamento de dados já levados a cabo, a Câmara Municipal de Caminha considera benéfica a parceria entre os investigadores locais e o próprio Município.
Neste sentido, o protocolo de colaboração vai ser celebrado entre o Município de Caminha, a autora da Reconstituição da Comunidade Histórica de Vila Praia de Âncora, Maria Aurora Botão Pereira Rego; os autores da Reconstituição da Comunidades Históricas de Venade e Azevedo, João José Azevedo e Lúcio Mourão; a autora da Reconstituição da Comunidade Histórica de Âncora, Maria Emília Lagido Pereira; e o autor do levantamento manual de dados das Comunidades Históricas das Argas, Moledo, Cristelo, Lanhelas, Seixas, Vilarelho, Argela, Vile e Riba de Âncora.