PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Obras a terminar – “Valeu a pena esperar. Está formidável!”, diz Miguel Alves

18 Junho, 2021 - 10:57

378

1

PUB Estão na reta final as obras que no último ano e meio foram levadas a cabo pelo Município de Caminha no Centro Histórico da vila sede do concelho. Num […]

PUB

Estão na reta final as obras que no último ano e meio foram levadas a cabo pelo Município de Caminha no Centro Histórico da vila sede do concelho.

Num momento em que faltam colocar algumas luminárias e concretizar pequenos pormenores, o Centro Histórico de Caminha apresenta-se completamente requalificado em diversas artérias, com melhores acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida e num contexto mais amigo dos peões, do comércio e das esplanadas.

Trata-se de uma obra de 900 mil euros que começou pela requalificação do Largo Dr. Luís Feital Carneiro, Travessa do Tribunal, Largo dos Combatentes e rua Ricardo Joaquim de Sousa (rua Direita) e que, nos últimos meses, se espraiou para a rua de S. João e Praça Conselheiro Silva Torres, abrangendo pequenas partes de ruas adjacentes com destaque para a parte poente da Avenida Manuel Xavier.

“Foram obras profundas, muito tempo de espera numa zona particularmente sensível e com permanente acompanhamento arqueológico. Mas só há uma forma de fazer as obras difíceis que são necessárias fazer: é fazendo!”, disse o presidente da Câmara, Miguel Alves.

“É devido um agradecimento muito especial a todos os moradores e comerciantes do Centro Histórico de Caminha que aguardaram, com paciência, o decurso da empreitada. Se hoje temos infraestruturas novas, rede de gás natural, fibra ótica por todo a zona histórica, novas zonas de lazer e usufruto para as famílias e um novo atrativo para os turistas, devemo-lo a todos os que testemunharam as obras com incómodo, mas com o propósito maior de fazer de Caminha uma vila ainda mais bonita”, sublinhou o autarca socialista.

“Podemos discutir um pormenor, podemos achar que isto ou aquilo poderia ter sido feito de maneira diferente, podemos discordar sobre o estacionamento ou a limitação do trânsito, mas, numa coisa, creio que a esmagadora maioria dos Caminhenses estarão de acordo: valeu a pena esperar, Caminha está formidável!”, considera Miguel Alves.

 

Circulação automóvel a partir de segunda-feira na Rua de S. João e Praça Conselheiro Silva Torres

 

A partir da próxima segunda-feira, dia 19 de junho, já será possível a circulação de automóveis pela rua de S. João e Praça Conselheiro Silva Torres, bem como o estacionamento de viaturas limitado a 15 minutos. Contudo, Miguel Alves avança com a novidade de “cortar o transito automóvel na rua de S. João, aos fins-de-semana, para libertarmos o espaço público para as pessoas e para as famílias. Na fase final da obra foi muito evidente como as crianças, os turistas e a generalidade das pessoas tomaram o centro da rua e do Terreiro para si, para as suas caminhadas, para os passeios de bicicleta. A rua deve ser, sobretudo, das pessoas e todos temos que nos mentalizar que os espaços são mais bonitos a atrativos sem carros. Vamos fazer uma experiência piloto este verão e avaliar como resulta. Eu aposto todas as fichas em como as pessoas vão adorar e os comércios vão ficar a ganhar!”, garante Miguel Alves.

Apesar das obras estarem praticamente concluídas, ainda estão em curso trabalhos relacionados com a iluminação pública do Centro Histórico, incluindo a monumental Igreja Matriz.

Haverá ainda algumas “pequenas obras” de aperfeiçoamento, o parque de estacionamento do Tribunal terá já duas entradas ao fim-de-semana e foram debatidas soluções de cargas e descargas com os comerciantes e a Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho. No final do verão será feita uma avaliação das medidas tomadas de modo a melhorar as soluções de uso da via pública.

[Fotografia: Município Caminha]

 

 

PUB