Os vereadores na Câmara Municipal de Caminha da coligação Concelho em Primeiro (PSD/CDS-PP/Aliança/PPM) congratularam-se esta quarta-feira pelas recentes informações ministeriais de que a zona de Arga irá sair do Programa Nacional de Exploração Mineira.
“A vereadora Liliana Silva, que em 2019 era Deputada à Assembleia da República, e foi a primeira pessoa a dar voz a este problema, tendo levantado essa bandeira e um distrito inteiro em prol de uma causa”, lembra a coligação de direita em nota enviada à imprensa.
“Valeu a pena ter dado voz ao problema da exploração do Lítio e enfrentado os gigantes, quando alguns não queriam que eu o fizesse”, diz Liliana Silva citada na mesma nota.
“Valeu a pena ter acordado o País em 2019 acerca do nosso problema e ter acordado outros só em 2020, quando viram que a força da população era como uma onda gigante e imparável”, acrescenta.
Os vereadores da Coligação O Concelho em Primeiro congratulam-se “com a luta feita, por terem sempre estado ao lado dos caminhenses nesta causa, tendo inclusive promovido uma Assembleia Municipal Extraordinária para chegar a consensos sobre esta questão de forma a que o Concelho de Caminha demonstrasse Unidade e União nesta luta”.
“O que nos moveu foi a defesa da Serra D’Arga, pusemos todas as diferenças de parte e fomos procurar a união, o diálogo e os consensos para mostrarmos de forma convicta que não queríamos a viabilidade deste Programa Nacional de Exploração Mineira que o Governo encetou”, sublinham.
“O Alto Minho demonstrou ser implacável e imparável no que se refere à defesa do seu património”, enaltecem e garantem que “estamos para continuar a lutar por mais causas. A lutar contra a empresa da água AdAM e outros assuntos que penalizam os munícipes”.
Comentários: 0
0
0