PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Câmara paga para tornar 2.700 estacionamentos gratuitos na cidade

30 Abril, 2013 - 14:11

382

0

Mais de 2.700 lugares de estacionamento automóvel da cidade de Viana do Castelo vão ser disponibilizados gratuitamente até dezembro através de uma campanha de apoio ao comércio tradicional que vai custar à Câmara 54.300 euros.

Mais de 2.700 lugares de estacionamento automóvel da cidade de Viana do Castelo vão ser disponibilizados gratuitamente até dezembro através de uma campanha de apoio ao comércio tradicional que vai custar à Câmara 54.300 euros.

A medida está prevista na campanha “Viana do Castelo com o comércio tradicional”, apresentada hoje publicamente pelo município, e envolve cinco parques de estacionamento atualmente pagos – quatro dos quais subterrâneos -, existentes no centro da cidade, numa oferta total de 2.720 lugares.

Prevê a utilização gratuita destes parques de segunda a sexta-feira, entre as 20:00 e as 02:00, enquanto que aos sábados e domingos a oferta é valida durante todo o dia.

A campanha arranca a 01 de maio, para se prolongar até final do ano, com exceção do mês de agosto, e vai custar à Câmara de Viana do Castelo, mensalmente, 7.250 euros, fruto do acordo entre o município e os dois concessionários dos parques da cidade.

No mês de julho, embora com o número de lugares de estacionamento a reduzir-se para cerca de 2.000, a oferta vai custar ao município 10.800 euros.

Esta medida é justificada pelo autarca socialista José Maria Costa com as “dificuldades sentidas” pelos comerciantes locais face ao “menor poder de compra” dos clientes, pretendo “promover” a visita à cidade e aos seus pontos de atração.

“A sua arquitetura, paisagem e património, assim como a excelência dos produtos gastronómicos e dos serviços de hotelaria e do comércio”, explicou o presidente da Câmara, admitindo que o estacionamento na cidade, totalmente pago, tem sido uma “dificuldade”.

Esta campanha, financiada pela Câmara Municipal em 54.300 euros, foi acordada em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e com a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), à semelhança de uma ação idêntica realizada no Natal de 2011.

“O estacionamento era um serviço caro. Esta medida é excecional e vem colmatar uma lacuna que há muito detetamos, colocando Viana do Castelo em igualdade de circunstâncias com outros locais, fazendo depois a diferença porque temos melhores condições” afirmou Luís Ceia, presidente da direção da AEVC.

Para António Condé Pinto, presidente-executivo da APHORT, trata-se de uma medida que representa um “estímulo à economia local”, tornando a cidade de Viana do Castelo “mais acessível, competitiva e atrativa”.

Em paralelo, a campanha prevê a realização de eventos gastronómicos, culturais e desportivos, de iniciativa municipal e envolvendo estas associações, para atração de visitantes ao centro da cidade.

“É um estímulo para que as pessoas venham, consumam e façam despesa. Uma cidade tem que ter vida e atividades económicas, por isso esta preocupação conjunta para apoiar o nosso comércio e a nossa restauração”, rematou José Maria Costa.