Concluído o levantamento da captação do sinal da TDT no concelho de Monção, desenvolvido pelos técnicos de informática do executivo, a Câmara Municipal alerta para a existência de muitas dificuldades de acesso nas freguesias do Vale do Mouro e exige às entidades responsáveis (Anacom e PT), o reforço da cobertura digital naquela área.
Perante este cenário, a autarquia local convocou, para a próxima terça-feira à noite, uma reunião com a população das freguesias mais afectadas para definir uma estratégia e acções de protesto.
O vice-presidente, Augusto Domingues, sublinha que a situação tem de ficar resolvida, e não descarta a realização de manifestações de rua para chamar a atenção para aquilo que classifica de um acto "descriminatório e injusto".
Colocando em cima da mesa todas as hipóteses quanto ao desfecho deste processo, o executivo monçanense está a ponderar abrir uma rubrica no Orçamento Municipal para 2012 que tenha em conta este problema. Augusto Domingues explica que se a intransigência das entidades competentes se mantiver como até à data, a Câmara disponibiliza-se a ajudar financeiramente, em conjunto com as freguesias, as pessoas mais carenciadas.
Para já é só uma ideia simbólica, que vai constar do documento para o próximo ano, e ainda sem montantes definidos.
Em causa estão cerca de 7 mil pessoas do Vale do Mouro, em Monção, que, a partir de Abril de 2012, aquando a implementação do serviço TDT, podem ficar sem acesso aos canais abertos.
Apresentando dificuldades de acesso em vários pontos do concelho (zonas baixas), o estudo da Câmara de Monção aponta para
Comentários: 0
0
0