O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez anunciou a realização de análises à água do rio Vez, classificada numa zona de prática balnear, pela Quercus, como de “má” qualidade, embora dizendo ser um resultado “muito estranho”.
“Desconheço completamente a forma como foi feito este estudo, mas acho muito estranho o resultado. Trata-se de água que corre num rio límpido, em que se consegue ver o fundo, sem qualquer tipo de descarga proveniente de saneamento”, explicou à Lusa Francisco Araújo, presidente da Câmara.
Garantiu ainda que “de imediato” os serviços da autarquia vão proceder à análise da água na praia do Pontilhão da Valeta de forma a apurar o que se passa.
É que de acordo com um relatório da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, hoje divulgado, seis das 526 áreas balneares existentes em Portugal têm água com qualidade “má” e 290 são consideradas de “ouro”.
Das seis praias, quatro são interiores, além da de Arcos de Valdevez também Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, Quintas, em Mirandela e Burgães – Rio Caima, em Vale de Cambra. Apenas duas são costeiras, São Roque, em Machico – Madeira, e Castelo do Queijo, no Porto.
“Não consigo perceber este resultado, e tenho pena que o relatório não nos tenha sido disponibilizado também. É estranho porque supostamente as recolhas foram feitas em períodos calmos, por comparação com as mais de mil pessoas que ali costumam estar no verão. Mas vamos ter de investigar o que se passa”, acrescentou Araújo.
Comentários: 0
0
0