O financiamento destinado à linha de alta velocidade entre Porto e Vigo vai ser canalizado para o projeto de ligação, entretanto revisto, entre Poceirão e Caia.
O Jornal de Notícias avança esta manhã que o Governo deverá comunicar nas próximas semanas o novo projeto de ligação de alta velocidade entre Poceirão, a sul de Lisboa, e Caia, junto à fronteira com Espanha.
Na prática os 224 milhões de euros inicialmente destinados a ligar o Porto à Galiza devem voltar a Bruxelas e, numa fase posterior, serem canalizados para o segundo projeto, agora revisto, a sul.
Até ao verão o plano final desta ligação deve ser entregue aos serviços da Comissão. A concretização no terreno deve ser executada até 2015.
Quanto à ligação Porto-Vigo, esta deve ficar cancelada definitivamente. Carlos de Grandis, da Direção de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, ouvido pelo matutino, adiantou que “não está previsto até 2020 e, na minha opinião pessoal, não se vai fazer nunca”.
O responsável disse ainda que existem verbas destinadas a investir na linha do Minho, de forma a aproveitar a ligação de alta velocidade até Vigo.
O porto de Aveiro, tal como o de Sines, Lisboa e Setúbal, também terá uma ligação de alta velocidade. Ficam de fora os portos de Leixões e Viana do Castelo.
FONTE: JN
Comentários: 0
0
0