Fruto da geminação que o município de Paredes de Coura tem com Cenon, Bordéus, desde 2006, a corporação de bombeiros local vai receber, a 05 de Julho, mais três viaturas de combate a incêndios florestais, duas pesadas e uma ligeira de apoio ao comando. O concelho de Arcos de Valdevez, apesar de não estar geminado a esta cidade de Bordéus, é também contemplado com dois veículos.
O presidente da corporação courense explica que, sem esta parceria, seria muito difícil ter a atual frota. António Barbosa denuncia que há 17 anos que os ‘soldados da paz’ de Paredes de Coura não recebem do Estado qualquer viatura. Só depois de uma candidatura apresentada pela Federação Distrital é que vai permitir receber em breve uma viatura ligeira.
Em França, a legislação determina que as viaturas dos bombeiros, depois de ultrapassado um certo período de vida, serão abatidas. Com esta nova oferta, as relações de proximidade entre estes dois concelhos já originaram a entrega de oito viaturas num “estado de conservação muito bom”..
Depois de terem recebido em 2008 duas ambulâncias e dois carros de combate a incêndios e, em 2009, uma autoescada, por parte do município de Cenon, França, com que o concelho de Paredes de Coura tem uma geminação, a corporação dos bombeiros local acaba ver doada mais três viaturas, dois auto-tanques de combate a incêndios florestais e um jipe.
Esta doação chega ao final da tarde de quinta-feira, 05 de Julho, e alguns bombeiros de Cenon dão formação, na sexta-feira, aos ‘colegas’ de Coura, segue-se uma visita à obra de ampliação do quartel, e pelas 17h30 decorre a assinatura de protocolo, “numa cerimónia simples”.
Do município francês de Cenon vão ser enviados para o Alto Minho. As corporações de Paredes de Coura e Arcos de Valdevez vão beneficiar da oferta.
Comentários: 0
0
0