“A lampreia do Rio Minho é parte da nossa cultura”. A afirmação foi deixada esta quarta-feira, de forma categórica, pelo presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, no pavilhão da fonte principal das Termas do Peso, em Melgaço.
O espaço foi palco do arranque da edição deste ano da iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência.
“É um prato icónico da gastronomia do Vale do Minho que, apesar de não agradar a todos, atrai apreciadores de várias localidades, o que acaba por ser ótimo para toda a economia da região, pois quem vem acaba por ter outras experiências no território”, referiu Batista, também presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), promotora da iniciativa.
“Acredito que, apesar do momento pandémico que ainda vivemos e dos constrangimentos sanitários existentes, que esta será uma edição de sucesso e mais próxima da normalidade, com responsabilidade individual e coletiva, mas também com positivismo e esperança”, acrescentou o autarca melgacense.
No final da sessão houve um momento de degustação de pratos confecionados com lampreia e ainda de produtos regionais dos vários municípios envolvidos na iniciativa (Caminha, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira).
A iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência acontece de 15 de fevereiro a 15 de abril, nomeadamente aos fins de semana nos restaurantes aderentes (e também em regime de takeaway e/ou de entrega ao domicílio).
É promovida pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho há mais de uma década (desde 2010), em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), juntando-se os restaurantes aderentes.
Em Melgaço são 11 os estabelecimentos aderentes.
[Fotografia: Município Melgaço]
Comentários: 0
0
0