“Hoje é um dia que me enche de orgulho, de emoção e de profundo sentido de responsabilidade. Assumo a presidência da Câmara Municipal de Monção com a alma cheia de gratidão, de esperança, e de amor pela minha terra”. As palavras foram deixadas esta sexta-feira à noite pelo Presidente da Câmara, António Barbosa, durante a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos para o mandato 2025/2029.
“Estou aqui de corpo e alma, pronto para dar continuidade a um projeto que iniciou há oito anos e que me continua a prender pela irreverência, diferença e entusiasmo. Naturalmente pela confiança reforçada que depositaram em mim e na minha equipa”, destacou.
Barbosa disse desde logo que “não iremos governar sozinhos”. No entanto, “todos devemos saber ler e respeitar a vontade dos monçanenses”.
Para os próximos quatro anos, Barbosa apontou imediatamente uma forte aposta na mobilidade mais sustentável com destaque para o setor elétrico e gratuito.
Promete continuar a lutar por uma variante com ligação a Valença “que resolva o caos que em que se tornou uma saída de Monção” que tenha de passar por aquela cidade.
Barbosa compromete-se também a “continuar a melhoria de toda a habitação social” e avançar com a intervenção no Centro de Saúde “melhorando as condições de trabalho e também de quem utiliza aquelas instalações”.
Na educação, será reabilitada a Escola Secundária e melhorado todo o parque escolar. Na indústria, o Minho Park abrirá portas, assim como o novo Parque Empresarial do Vale do Mouro.
Na antiga prisão, surgirá o Centro Criativo do Alto Minho. Virão ainda o novo Pavilhão Multiusos e o novo complexo termal.
“Continuarei, enquanto presidente de todas e de todos os monçanenses, a trabalhar diariamente, com dedicação total, lado a lado com as pessoas, para continuar a transformar a nossa terra”, assegurou Barbosa.
“Monção continuará a afirmar-se como um concelho de sucesso. Moderno, coeso, e essencialmente de futuro”, sublinhou o autarca destacando que o Município está numa “situação financeira excecional”.
Cine Teatro encheu para a cerimónia

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Na reta final, Barbosa renovou ainda a promessa da “continuidade de uma gestão rigorosa e transparente das contas municipais”, na certeza de que “será feito muito mais, com menos deixando um concelho melhor com os nossos compromissos honrados”.
Nas eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro, e após a repetição do sufrágio na freguesia de Lara a 26 de outubro, para a Câmara Municipal, o PSD alcançou 66,44% dos votos. Colocou cinco elementos no executivo.
Tomaram posse António Barbosa, Roberto Lameira, Daniela Fernandes, João Oliveira, e Agostinho Correia.
O PS foi a segunda força política mais votada, com 22,23% dos votos. Elegeu dois vereadores. Tomaram posse Sandra Caldas e David Domingues.
Executivo Municipal de Monção 2025/2029

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
O Chega não foi além dos 6,44% dos votos e a CDU ficou-se por 1,08%.
A Taxa de Abstenção neste concelho foi de 39%.
Comentários: 0
0
0