O Alto Minho vai estar sob aviso vermelho para queda de neve a partir da meia-noite desta sexta-feira. É o alerta mais grave numa escala de quatro, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A previsão é de “queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 cm acima dos 800 m”.
Mais concelhos e mais freguesias podem ser afetadas pelo nevão que se aproxima do Alto Minho. As previsões meteorológicas apontam para um fenómeno que pode ser histórico.
O mais recente mapa emitido pela plataforma meteoexploration mostra que os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo podem ser afetados pela neve nos próximos dias.
São cada vez mais as freguesias abrangidas pelas previsões de neve. Em Valença, as previsões de neve já abrangem freguesias mais próximas do centro urbano como Sanfins, Verdoejo e Ganfei.
Há previsão de neve para o Monte do Faro, neste concelho, com 400 metros de altitude.
Em Monção, também mais freguesias onde pode nevar: Longos Vales, Cambeses e Merufe já estão incluidas nas previsões.
No Município mais a norte, Melgaço, onde a neve vai acumular significativamente, as previsões de neve já abrangem Chaviães, Alvaredo e Penso, freguesias próximas do centro da vila.
Em Vila Nova de Cerveira, há previsão e neve para Sopo, Gondarém, Loivo, Gondarém e também para Lovelhe já muito próximo do centro.
A neve vai também cair em zonas bastante próximas do mar. Em Caminha, para além da Serra d’Arga, já há previsões de manto branco em Dem, Gondar, Orbacém, e Argela.
Em Viana do Castelo, a neve pode cair nas zonas mais elevadas de Carreço e de Afife.

[fonte: meteoexploration]
O aviso vermelho para queda de neve vai prolongar-se até às 9h00 de sábado.
Comentários: 0
0
0