A Comissão Diretiva do ON2 – O Novo Norte acaba de dar luz verde à candidatura Enoturimso Minho IN II apresentada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em parceria com o Município de Ponte de Lima à Estratégia de Eficiência Coletiva – PROVERE Minho IN.
O objectivo deste projeto passa por potenciar e melhorar o funcionamento da Rota dos Vinhos Verdes, bem como transformar o Minho no primeiro destino enoturístico nacional, com relevância internacional, tendo como mote a cultura do vinho e da vinha.
Neste âmbito, o município de Ponte de Lima viu aprovado o financiamento, a uma taxa de comparticipação FEDER de 85%, dos investimentos no valor total de 432 mil euros relativos ao desenvolvimento de conteúdos (estudos e consultoria científica) e aquisição de equipamentos, processos esses, já iniciados enquanto aquisições fundamentais ao funcionamento do futuro Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.
O CIP do Vinho Verde vai funcionar num dos mais emblemáticos edifícios da história limiana e característico da arquitetura urbana da região Minhota: a Casa Torreada dos Barbosa Aranha.
O investimento associado à reconstrução deste edifício, cuja obra está a decorrer, foi também objeto de uma outra candidatura, infraestrutural, aprovada pelo ON2 no âmbito da Valorização Económica dos Recursos Específicos – Bolsa de Mérito à Execução Municipal, a uma taxa de 85% FEDER.
O CIP do Vinho Verde, com sede na vila de Ponte de Lima, terá o formato e dimensão Regional, constituindo-se como uma estrutura abrangente de molde a incorporar nas suas coleções, exposições permanentes e atividades de exposição temporária, elementos alusivos à diversidade e identidade das nove Sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
Comentários: 0
0
0