Os caminhos que ligam o concelho de Arcos de Valdevez ao Santuário da Nossa Senhora da Peneda e que antigamente eram utilizados pelos “romeiros” podem agora voltar a ser utilizados.
A Câmara Municipal e a ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima – recuperaram os antigos caminhos dos “romeiros” para a Nossa Senhora da Peneda, tendo sido limpas, marcadas e sinalizadas as três principais rotas. Os percursos partem de diferentes pontos do município (Soajo, Lombadinha e Sistelo) e guiam os peregrinos através de trilhos e caminhos seculares pelas serras da Peneda e do Soajo até ao santuário sagrado.
Jorge Miranda, responsável pela ARDAL, sublinha que o objectivo foi, sobretudo, recuperar e valorizar uma tradição religiosa na região, permitindo que as antigas peregrinações possam ser retomadas pelos fiéis.
Mas o responsável acrescenta ainda outro objectivo: permitir que as rotas possam ser utilizadas em prol do desporto (caminhadas) e da interligação com a natureza e espaços saudáveis.
A partir de agora, os “romeiros” de Nossa Senhora da Peneda podem voltar a percorrer os antigos caminhos que os levam até ao Santuário.
Este projecto está concluído e foi avaliado em 45 mil euros, tendo sido financiado pelo programa ON2 – Novo Norte.
Comentários: 0
0
0