O futuro espaço de acolhimento de animais abandonados, em Valença, deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2012. Em causa está a reconversão do antigo matadouro da cidade num espaço temporário de abrigo a cães e gatos abandonados e que estão sob a alçada da associação local Selvagenial. Neste momento, a autarquia está a proceder à limpeza e à requalificação do espaço, envolvendo trabalhos de colocação de cobertura e vedação.
Situado no cais do Rio Minho, junto à Ponte Internacional de Valença, o antigo matadouro, esquecido há vários anos, dará lugar, a curto prazo, ao futuro abrigo animal do concelho.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Mendes, justifica o investimento com o aumento do número de animais abandonados, um pouco por todo o concelho. Trata-se, como diz, de uma questão de "saúde pública".
Jorge Mendes sublinha, contudo, que não se trata de um "canil", mas apenas de um centro de acolhimento, até porque o município não quer uma "concentração de cães e gatos".
O autarca de Valença desvaloriza os custos deste investimento, referindo que os trabalho têm sido feitos com "prata da casa". As obras avançam a bom ritmo, sendo certo que o espaço estará pronto no primeiro trimestre do próximo ano. Aqui, a Selvagenial poderá instalar temporariamente os animais recolhidos da rua. Recorde-se que a Selvagenial é uma associação local que tem como objectivo a protecção de animais abandonados. É conhecida pelas diversas feiras de adopção que promove no concelho valenciano.
Comentários: 0
0
0