PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Antigo hospital psiquiátrico da Gelfa reabre este mês como Unidade de Cuidados Continuados

4 Janeiro, 2013 - 11:55

380

0

O antigo hospital psiquiátrico da Gelfa, em Caminha, vai reabrir durante a segunda quinzena deste mês como Unidade de Cuidados Continuados, depois de garantida a dotação orçamental pública aguardada desde 2011.

O antigo hospital psiquiátrico da Gelfa, em Caminha, vai reabrir durante a segunda quinzena deste mês como Unidade de Cuidados Continuados, depois de garantida a dotação orçamental pública aguardada desde 2011.

O anúncio foi feito hoje à agência Lusa por fonte do Instituto de São João de Deus (ISJD), que reabilitou o antigo hospital psiquiátrico por cerca de dois milhões de euros.

O acordo final foi garantido na quinta-feira, entre o ISJD e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), com a atribuição de uma dotação financeira anual que ronda os 900 mil euros.

“Esta verba já está cabimentada pela ARSN. A previsão de abertura situa-se na segunda quinzena de janeiro”, precisou a mesma fonte.

Em causa estão 428 mil euros anuais, que deverão ser assegurados pelo ministério da Saúde, e 472 mil euros, pela Segurança Social.

Trata-se de verbas a pagar diretamente ao ISJD, instituição que apesar do investimento realizado no antigo hospital psiquiátrico, entretanto convertido numa Unidade de Cuidados Continuados, aguardava desde o final de 2011 por este acordo.

No antigo hospital psiquiátrico da Gelfa, a instituição já investiu dois milhões de euros, na reabilitação da unidade, pronta a abrir portas há mais de um ano e inclusive com os 33 profissionais que ali vão trabalhar já recrutados.

Em contrapartida, fruto do protocolo celebrado com a ARSN, aquela instituição vai contar com a concessão do património durante 35 anos, mas todo o investimento realizado “nunca sairá do domínio público”.

Ao todo são 41 camas de um espaço a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados, como Unidade de Longa Duração e Manutenção.

Segundo um despacho conjunto dos ministérios da Saúde e da Solidariedade Social, a unidade da Gelfa, deveria ter iniciado funções em dezembro de 2011.

Localizada na freguesia de Âncora, Caminha, aquela unidade pretende dar resposta ao internamento de longa duração na região Norte.