Embora num espaço entre festas e muito próximo ao grande dia de Natal, o desporto acontece, cá entre nós, assim como que “a meio gás” ou se preferirmos os nossos miúdos de futebol de sete serão obrigados ao seu “Boxing Day”.
É verdade, a manhã de Sábado será totalmente preenchida por mais um jornada de futebol de sete nos escalões de Benjamins e Infantis, quiçá para ajudar ao desgaste das guloseimas ou excessos de açúcar das rabanadas e do bolo-rei.
A tarde/noite trar-nos-á o futsal com mais uma jornada em Juniores Masculinos e os dois campeonatos de Seniores, no cumprimento de mais uma jornada, mas daquelas sem jogos de encher o olho ou acarretar emoções a mais que o normal. Ao menos isso num dia mais propenso a algum relaxamento.
O Hóquei em Patins marcará férias absolutas e o mesmo acontecerá com o Basquetebol ou com jogos de futebol a nível nacional, quer sob égide federativa, quer nas competições profissionais.
Contentemo-nos, por isso, com os nossos jogos da décima sexta jornada da divisão distrital secundária e mais três atrasados do principal.
Entre estes últimos destaca-se o Ponte da Barca/Correlhã (que terá a segunda mão uma semana depois), propício ao aproveitamento dos locais para se destacarem na liderança ou trazer entusiasmo e animação ao
campeonato em caso doutro resultado que não o triunfo dos anfitriões. Também o Arcos disporá de oportunidade para saltar uns degraus, na sua recepção ao Castelense, que também ambiciona saltar na escada, jogando ainda no seu reduto o Valenciano que poderá ascender à metade superior da tabela e juntar-se mesmo ao Vitorino de Piães se o derrotar na partida. Não se trata do acerto total, pois ficará ainda o Campos/Arcos, mas já colocará a escala classificativa mais próxima da actualização.
Na divisão secundária teremos a penúltima ronda da primeira volta com o líder Arcozelo em Cardielos, tentando manter o rumo e ritmo, absolutamente tranquilo a qualquer sobressalto, e esperando vantagens em pelo menos dois desfechos: o dérbi dos homens do mar, entre Ancorense e Âncora Praia, cuja rivalidade lhe redobrará as emoções, e do Távora/Perre, que apesar do favoritismo dos arcuenses, é sempre de incógnita. Os dois duelos anteriores poderão não garantir ampliação de vantagem ao líder, mas seguramente retiram mais dois da corrida, embora nela tentará entrar o Melgacense esperando levar de vencida o seu visitante Lanhelas. É alta a moral de ambos, mas os de Inês Negra não poderão dispensar o factor casa para continuarem na peugada da dianteira, mormente após o triunfo em Perre.
A ronda contém mais um dérbi monçanense entre Longos Vales e Raianos, num momento em “baixa” de ambos os conjuntos, pelo que se tornará interessante até porque determinará o vencedor da primeira volta no
minicampeonato monçanense. Por seu turno, o Moreira disporá da derradeira oportunidade caseira de conseguir a primeira vitória na prova, considerando mesmo que o adversário se encontra entre os quatro menos cotados, já que se trata do Gandra.
Será o Moreira capaz de deixar a lanterna vermelha? Claro que não depende exclusivamente de si, mas
o conseguirá em caso de triunfo seu e esperando que o Castanheira não vença, no seu terreno, a equipa do
Bertiandos, que tem subido de rendimento, tal como a turma do Fachense que, jogando em seu ambiente diante do Darquense, tem mais uma hipótese de ascensão na tabela. Resta um Vianense B /Anais, com os conjuntos próximos na tabela e talvez por aí se quedarão.
Não sendo muita quantidade, há qualidade e matéria suficiente para animar um fim-de-semana intercalado
em festas. Ah, poderá ainda juntar mais seis encontros, sendo quatro na tarde de Sábado e relativos aos quartos-de-final da Taça em Juvenis e dois na manhã de Domingo para apurar os finalistas em Iniciados. Este último troféu ficará nas margens do Lima, podendo ficar apenas num dentre os pares Barca/Limianos ou
Perspectiva/Correlhã. Já a de Juvenis ainda poderá ficar pelo Vale do Minho contanto que o Courense vença o
Vianense e/ou o Valenciano, o Limianos. É que os outros dois pares contêm clubes de outra zona: Barroselas/Ancora Praia ou Neves/Perspectiva.
Por aqui ficamos, até para descomprimir um pouco a época festiva. Continue a viver a alegria do Natal.
Comentários: 0
0
0