PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção/Melgaço

Alvarinho: Autarca de Monção garante que ‘clivagens’ com Melgaço estão mais atenuadas

28 Fevereiro, 2015 - 09:26

389

0

Augusto Domingues e Manoel Batista reuniram esta sexta-feira.

O presidente da Câmara de Monção revelou em Assembleia Municipal que as diferenças de opinião entre os Municípios de Monção e Melgaço relativamente ao Alvarinho estão mais atenuadas. Os autarcas dos dois concelhos reuniram esta sexta-feira no sentido de tentar “resolver clivagens” sobre esta questão.
Recorde-se que, no que diz respeito ao acordo recentemente alcançado, as duas autarquias têm manifestado posições diferentes. A autarquia de Melgaço é a que mais tem chumbado o documento assinado.Contrariamente a Monção, o município de Melgaço foi quem mais marcou presença na manifestação do passado mês de Janeiro, em frente à sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
Esta sexta-feira, perante os deputados municipais, Augusto Domingues revelou que os dois municípios estão agora em maior sintonia. “Tivemos uma reunião cordial. Dá-me a sensação que já não há tanta clivagem como possivelmente se entendia por aí”, referiu o edil. “O Secretário de Estado vem este sábado e vou aproveitar para pedir-lhe qualquer coisa. A transição discutida no Ministério [da Agricultura] foi de 10 anos. Eu vou pedir ao Secretário de Estado que sejam então passados os seis anos para 10 porque foram eles [o Governo] que a deram”, recordou o presidente da Câmara.
Com o acordo do Alvarinho está dada luz verde à liberalização do uso da designação Alvarinho para toda a Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Será um processo gradual, que decorrerá nos próximos seis anos. Os produtores de Monção e Melgaço vão receber, em contrapartida, três milhões de euros para promover os seus vinhos e marcas, também ao longo dos próximos seis anos.
Entre os vários pontos do acordo assinado, destaca-se o selo de garantia próprio do qual vão dispor os vinhos de Monção e Melgaço. Foi também imposta uma regra de lealdade de concorrência à região dos Vinhos Verdes.
Todos os lotes que mencionem a casta Alvarinho terão de conter 51% desta casta se for a primeira mencionada e 30% se for a segunda – este valor era de 0,1% até agora.