PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho vai entrar em ‘aviso laranja’ – Ondas podem chegar aos seis metros

17 Fevereiro, 2022 - 12:01

1206

0

Capitania do Porto de Caminha já emitiu um alerta sobretudo dirigido à comunidade piscatória. 

A zona costeira do distrito de Viana do Castelo vai estar no próximo sábado sob aviso laranja, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O alerta, que é o segundo mais grave numa escala de quatro, deve-se à agitação marítima com previsão de “ondas de noroeste com 5 a 6 metros”, aponta o IPMA.

 

O alerta vai estar em vigor entre as 0h00 e as 21h00.

 

Ainda antes do dia de sábado, o  Alto Minho estará sob aviso amarelo (terceiro mais grave) a partir das 15h00 desta sexta-feira pelas mesmas razões.

 

Esta quinta-feira, a Capitania do Porto de Caminha já emitiu um alerta sobretudo dirigido à comunidade piscatória.

 

“Recomenda-se, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio, a adoção de medidas de segurança e de precaução suplementares, até que as condições de mar sejam mais favoráveis. À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras, aconselha-se que seja assumida uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

 

“Aconselha-se particularmente aos pescadores lúdicos de pesca à cana, que assumam maior cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que em condições extremas o mar poderá alcançar zonas aparentemente seguras”, recomenda a Capitania.

 

“Recomenda-se ainda a toda a comunidade, evitar praticar atividades relacionadas ou próximas do mar, nomeadamente desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitar o estacionamento de veículos próximo da orla marítima, assim como, manter uma especial atenção às informações da meteorologia e às indicações das autoridades de segurança”.

 

Após as 21h00 de sábado, a zona costeira do distrito de Viana do Castelo regressará novamente ao aviso amarelo, que vai estar em vigor até às 7h00 de domingo.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]