PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Proteção Civil alerta para trovoadas secas e maior risco de incêndio

11 Julho, 2020 - 19:33

376

0

PUB A Proteção Civil emitiu este sábado um alerta sobre a probabilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas secas no distrito de Viana do Castelo nas próximas horas. Fenómenos que, […]

PUB

A Proteção Civil emitiu este sábado um alerta sobre a probabilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas secas no distrito de Viana do Castelo nas próximas horas. Fenómenos que, avisa a Proteção Civil, são “favoráveis à
eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Sul e do interior centro e norte”.

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (1 de julho a 30 setembro) é:

  • PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
  • PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
  • PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
  • PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
  • PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
  • PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
  • OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

 

O que são trovadas secas?

 

Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, explicou à TSF que se trata de uma trovoada em que a precipitação é praticamente inexistente. “É como se tivessem uma frigideira no fogão, aquece muito. Quando aquece, o ar sobe, há movimentos verticais que dão origem a trovoadas. Não é possível prever se vai haver a trovoada”, exemplificou.

O fenómeno pode ocorre devido às cumulonimbus, nuvens de desenvolvimento vertical.

 

A trovoada seca pode dar origem a incêndios?

 

De acordo com a meteorologista Maria João Frada, os cumulonimbus ocorrem de forma frequente, sendo que é normal que as trovoadas secas provoquem incêndios.

As trovoadas secas ocorrem, geralmente, em desertos ou locais onde a concentração de vapor de água atmosférico seja baixa. Como o ar seco tende a absorver a água em estado líquido, fazendo com que haja uma transição de fase desta para o estado gasoso, a maior parte da precipitação associada à trovoada é absorvida antes de atingir o solo e forma a chamada virga, ou chuva fantasma. Este fenómeno é comum durante os meses de verão em grande parte do oeste da América do Norte e outras áreas áridas.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB