PUB
O Alto Minho vai estar debaixo de calor extremo a partir desta sexta-feira e durante todo o fim de semana. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Monção poderá alcançar temperatura máxima de 41ºC esta sexta-feira, 40ºC no sábado e 37ºC nos dias seguintes.
Monção encontra-se nesta altura em Risco Máximo de Incêndio, que vai manter-se durante todo o fim de semana. Em comunicado divulgado nas redes sociais, o Município já alertou que durante este período:
- É PROIBIDO aceder, circular e permanecer no interior das zonas submetidas a regime florestal, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam.
- É PROIBIDO proceder à execução de trabalhos que envolvam a utilização de maquinaria ( motorroçadoras, corta-matos e destroçadores….), desenvolver quaisquer ações não relacionadas com a atividade florestal e agrícola, bem como circular com veículos motorizados nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam.
- Todas as pessoas que circulem no interior das zonas submetidas a regime florestal, e nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam ou delimitam, estão obrigadas a identificar-se perante as entidades com competência em matéria de fiscalização.
Calor intenso também em Valença, que esta sexta-feira deverá alcançar os 40ºC. Nos dias seguintes, as máximas deverão baixar até aos 37ºC.
Já Melgaço, vai esta sexta-feira alcançar os 38ºC. Os termómetros vão depois descer (pouco) até máximas entre os 33ºC e os 35ºC.
Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira deverão apresentar esta sexta-feira máximas entre os 37ºC e os 38ºC. Nos dias seguintes, as máximas vão descer para perto dos 30ºC. Previsivelmente, Caminha será o concelho mais fresco, mas ainda assim com calorosos 35ºC de máxima esta sexta-feira.
O IPMA emitiu aviso amarelo para o distrito de Viana do Castelo até às 18h00 desta sexta-feira. É um aviso emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
[Fotografia: Ilustrativa / DR]
Comentários: 0
0
0