Já está aberta a votação do concurso 7 Maravilhas à Mesa. Nesta que é a sétima eleição realizada em Portugal, estão a concurso 49 mesas compostas por 7 patrimónios. A Mesa do Cordeiro à Moda de Monção, recorde-se, é a única mesa do Alto Minho entre as pré-finalistas. Para votar, o número é: 760 10 70 47.
As 49 mesas pré-finalistas vão ser agora votadas pelo público e dadas a conhecer na RTP em 7 Galas, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa. As Galas são apresentadas na RTP, como habitualmente nas eleições 7 Maravilhas, por Catarina Furtado e José Carlos Malato. Cada uma das 49 mesas a concurso tem um número associado, que vai manter até ao final da votação. As Mesas vão sendo eliminadas nas Galas a emitir todos os domingos, com duas candidatas apuradas em cada Gala, que passam assim à final a 16 de setembro.
As 7 Galas começam a ser emitidas pela RTP a 22 de julho após o Telejornal. Todos os domingos, no prime timeda televisão pública nacional, vão ser apresentadas 7 mesas, que deixam de ser votadas e passam (ou não) à fase seguinte nessa noite.
Barbosa apela ao voto massivo
O presidente da Câmara de Monção fez recentemente, em reunião de Câmara, um apelo ao voto massivo na Mesa do Cordeiro à Moda de Monção, candidata ao concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. “Desde domingo a oito dias vai realizar-se a primeira gala. Isso significa que as linhas de telefone para votação nas mesas vão ficar disponíveis já no início da próxima semana”, apontou António Barbosa. A Mesa monçanense vai desfilar na última gala, agendada para 2 de setembro, “o que significa que nos vai dar alguma margem onde podemos trabalhar de forma forte com a nossa emigração que está aí a chegar”.
“Que ninguém esteja à espera que as coisas aconteçam, sem que cada um de nós cumpra a sua parte ou seja votar! Pedir aos amigos para votar! Fazermos o trabalho não só do próprio voto, mas também da divulgação”, sublinhou o presidente da Câmara que se mostra totalmente envolvido nesta corrida. “Daqui até 2 de setembro, em cada festa e em cada local onde estiver irei falar sempre nisto de manhã à noite. Todos os dias”, assegurou.
Barbosa acredita profundamente que a Mesa do Cordeiro à Moda de Monção pode mesmo ser eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. “O impacto que isso teria na nossa economia local seria fantástico”, considera. E lembrou ainda que nem só a gastronomia está a ser promovida. “A nossa mesa candidata tem o Cordeiro à Moda de Monção, mas tem também o Palácio da Brejoeira, tem o Museu do Alvarinho e tem a Feira do Alvarinho”, apontou o edil social-democrata. “Estamos a falar de uma candidatura muito vasta e não de algo específico. O impacto que teria na nossa economia seria evidentemente brutal”, reiterou dando de seguida o exemplo de Sistelo que no ano passado foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Rural. “Estamos a ver o que está a acontecer por lá. Imaginem agora com esta candidatura mais abrangente e o impacto que poderia ter na nossa economia local, não só ao nível da restauração mas com tudo aquilo que sempre defendemos que é dinamizar a marca Monção“.
Recorde-se que Monção concorreu com três nomeações ao 7 Maravilhas à Mesa. Durante o processo de candidaturas, Monção concorreu com três mesas: Cordeiro à Moda de Monção, Lampreia Estufada à Moda de Monção e Sável do Rio Minho. A Mesa do Cordeiro foi a única selecionada e é a única mesa do Alto Minho presente entre as 49 pré-finalistas escolhidas entre 182 mesas. Seguem-se agora as 7 galas pré-finalistas que irão ter lugar entre 22 de julho e 2 de setembro. Nestas galas, serão eleitas pelo público duas mesas, que passam à fase de finalistas e que terão presença na gala final de 16 setembro.
Comentários: 0
0
0