PUB
A Real Associação de Viana do Castelo (RAVC) saudou Sandra Vieites, de Monção, e Filipe Amorim, de Ponte de Lima, pelas recentes vitórias eleitorais. A primeira, recorde-se, alcançou na passada sexta-feira a liderança do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Viana do Castelo. Já Filipe Amorim, é o novo líder do PSD de Ponte de Lima.
“A monarquia é supra-partidária, prova disso é a direcção da Real Associação de Viana do Castelo, que neste final de semana viu dois dos seus membros serem eleitos para cargos partidários”, escreveu aquela associação. “Sandra Vieites foi eleita Presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas de Viana do Castelo e Filipe Amorim, foi eleito Presidente da Comissão Politica Concelhia de Ponte de Lima, do Partido Social Democrata (PSD)”, elucidaram ainda os monárquicos alto-minhotos.
Sandra Vieites, recorde-se, ocupa também o cargo de Secretária da Direção da RAVC desde finais do passado mês de junho.
“Este assunto trata-se de um aproveitamento político”
A saudação da RAVC não caiu bem em alguns socialistas do distrito. Ouvida pela Rádio Vale do Minho, Sandra Vieites desvalorizou de imediato a situação. “Não me parece que haja aqui polémica nenhuma. Há até algum exagero”, disse desde logo a atual líder das Mulheres Socialistas do Alto Minho.
“Faço parte da organização de um evento cultural e histórico na minha terra, do qual a Real Associação foi grande impulsionadora que é o Ponte do Mouro Medieval. A minha relação com esta Associação baseia-se, portanto, na defesa e na cultura da história da terra”, explicou Sandra Vieites.
Em tom pragmático, a dirigente socialista considera ainda que existe “uma grande confusão” nesta matéria. “Os princípios da monarquia em nada colidem com os princípios socialistas”, sublinhou a monçanense.
“Não percebo qual é a polémica aqui… ou se calhar até percebo. Num momento destes, este assunto trata-se de um aproveitamento político”, atirou.
Questionada sobre quem seriam os autores desse “aproveitamento”, Sandra Vieites optou por não fazer mais comentários.
“A minha grande motivação sempre foi a história e a cultura da minha terra. Defendo esta associação porque foi a primeira a valorizar-nos e a dar-nos todo o apoio. O assunto fica arrumado por aqui e não quero ouvir mais falar deste assunto”, finalizou a dirigente socialista.
Socialismo é incompatível com a monarquia?
Em 2014, o espanhol Alfredo Pérez Rubalcaba, então líder do PSOE, disse que não. O então rei Juan Carlos estava debaixo de fogo e o partido apoiava a norma que formalizaria a abdicação do rei. Isto porque, disse Rubacalba, tratava-se de uma norma que apoiava a Constituição e não colocava em causa a sucessão.
“Nesta votação só votamos a abdicação. Não a sucessão. Isso está regulado na Constituição. Nisso já votamos nesta câmara em 1978 e isso foi ratificado amplamente pelo povo espanhol”, afirmou Alfredo Pérez Rubalcaba.
“Com este voto positivo dos socialistas queremos ratificar o nosso apoio à Constituição. O socialismo na oposição e no poder não é incompatível com a monarquia”, disse.
Em 2015, o então presidente da Causa Real, Luís Lavradio, disse ao jornal i que “há monárquicos em todos os partidos, inclusivamente no PS e no PCP”. Ainda de acordo com aquele jornal, “D. Duarte fez questão de referir que é muito bem recebido nas câmaras comunistas. Diz o chefe da Casa Real que faziam sempre questão de se afirmar republicanos, mas com respeito pela história de Portugal”.
A RAVC foi fundada a 7 de setembro de 1990. É uma estrutura regional da Causa Real, instituição monárquica de âmbito nacional. Diz ter por missão reconhecer “que os direitos dinásticos da Coroa Portuguesa pertencem à pessoa de Sua Alteza Real o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, e a quem legitimamente lhe vier a suceder como Chefe da Casa Real”.
“Tem por objecto a divulgação, promoção e defesa da instituição real, corporizada na Coroa e na Tradição portuguesas e a prossecução de acções e de projectos de interesse cultural, social, de assistência e de solidariedade que visem a dignificação, a valorização e o desenvolvimento dos seus associados e da comunidade em geral”, refere ainda na página oficial de facebook.
Real Associação de Viana do Castelo saudou Sandra Vieites pela vitória conquistada
[Fotografia: Sandra Vieites / DR]
Comentários: 0
0
0