PUB
O mau tempo que se está a fazer sentir em todo o Alto Minho já provocou a queda de árvores em vários concelhos. Em Caminha, pelas 20h00, queda de árvore na Estrada Nacional 301, freguesia de Argela. Menos de uma hora depois, pelas 20h55, ocorrência semelhante em Melgaço, na localidade de Sá, União de Freguesias de Chaviães e Paços.
Meia-hora depois, pelas 21h25, outra árvore caída mas desta vez em Viana do Castelo, freguesia de Darque, na Rua de S. Sebastião. Mais 30 minutos volvidos e, agora em Ponte de Lima, mais uma árvore caída. Desta vez na freguesia de Calvelo, na localidade de Capela da Buraquinha.
Até ao momento, não há registo de danos materiais ou feridos provocados por estas ocorrências.
O Alto Minho está sob avisto laranja desde as 21h00 deste domingo devido ao mau tempo que vai fazer sentir-se nos próximos dias. O aviso, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é o segundo mais grave numa escala de quatro e vai estar em vigor até às 18h00 da próxima terça-feira.
O IPMA alerta sobretudo para forte agitação marítima, com ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 12 a 14 metros de altura máxima.
Entretanto, este domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população devido à precipitação, neve e aumento da agitação marítima, recomendando à população que tome medidas de prevenção como adotar uma “condução defensiva”.
No aviso à população, a ANEPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água e para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.
Para esta segunda-feira, as previsões apontam para períodos de chuva que passam a aguaceiros, acompanhados de trovoada no Norte e Centro, com possibilidade de queda de neve acima de 800/1000 metros no Norte e acima de 1000/1200 metros no Centro. Vento do quadrante oeste, a soprar moderado a forte (até 50 km/h) a partir da tarde, no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte.
[Fotografia: Arquivo / Grupo FB – Operação Stop Viana do Castelo]
Comentários: 0
0
0