PUB
Fernando Nogueira é o novo diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT) Rio Minho.
Dando cumprimento ao no 4 do Artigo 15º dos estatutos do AECT Rio Minho, que prevê que o Diretor e o Vice-diretor alternem as suas funções a cada dois anos, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, e até aqui Vice-diretor deste organismo transfronteiro, Fernando Nogueira, passou a assumir, com efeitos imediatos, a função de Diretor e Uxío Benítez de Vice-diretor.
Durante a reunião em Valença, ambos os responsáveis manifestaram a satisfação pelo bom relacionamento conseguido nestes dois anos e pelo desenvolvimento da ação executiva do AECT Rio Minho, assinalando que o trabalho colegial e a procura de consenso foi conseguido através de uma relação próxima e constante.
Tendo sido esta metodologia colaborativa mais adequada para o bom funcionamento desta entidade de cooperação territorial, Fernando Nogueira e Uxío Benítez acordaram manter esta relação permanente na tomada de decisões executivas que são atribuídas ao Diretor.
Face aos momentos difíceis vividos recentemente com a Pandemia COVID -19 e o encerramento de fronteiras, “a direção do AECT Rio Minho tem a expetativa de uma rápida superação anímica e económica do território do Rio Minho Transfronteiriço, comprometendo-se ambos a continuar a trabalhar em conjunto e com os respetivos municípios associados que compõem o território de intervenção do AECT”, para permitir a implementação de projetos e iniciativas de cooperação que promovam a melhoria da situação socioeconómica deste território comum.
O que é o AECT Rio Minho?
O AECT Rio Minho, com sede em Valença, foi criado em 2018 e abrange um total de 26 concelhos: dez da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra com ligação ao rio Minho.
Os dois sócios principais do AECT são a CIM Alto Minho e a Deputación de Pontevedra, que aglutinam 10 municípios do Alto Minho, e 16 concelhos da Deputacion Pontevedra, abrangendo mais de três mil quilómetros quadrados de território e 375.995 habitantes.
A criação do AECT Rio Minho foi impulsionada pelas ações de Estratégia de Cooperação Inteligente Transfronteiriça do projeto Smart Minho, que conta com uma dotação de 942.022,47 euros, cofinanciado ao 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.
[Fotografia: AECT Rio Minho / Divulgação]
Comentários: 0
0
0