PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Eis o ‘ranking’ das terras com os nomes mais estranhos

22 Junho, 2021 - 17:52

1161

0

PUB São rankings que vão sendo habitualmente renovados, mas um dos mais recentes foi feito pela Vortex Magazine. Nos 10 primeiros, e em segundo lugar, está… Porreiras, em Paredes de […]

PUB

São rankings que vão sendo habitualmente renovados, mas um dos mais recentes foi feito pela Vortex Magazine. Nos 10 primeiros, e em segundo lugar, está… Porreiras, em Paredes de Coura. Encontrava-se até 2013 a freguesia de Porreiras, que foi extinta graças à reorganização administrativa desse ano, criando-se assim a União de Freguesias de Insalde e Porreiras.

De acordo com os censos de 2011, Porreiras tem apenas 95 habitantes, e fica localizada no extremo norte do concelho. A Vortex Magazine convida a conhecer a Eira Comunitária, com oito espigueiros e quatro alpendres (que serviam de palheiros) e um núcleo de moinhos de água, que foram recuperados nos últimos anos.

 

E o líder é…

 

Nos restantes 10, não é colocada mais nenhuma localidade do distrito de Viana do Castelo. Mas a liderança é um lugar de perto e bem conhecido dos alto-minhotos. Previsivelmente… Covide. Fica em Terras de Bouro, distrito de Braga.

 

Mas há mais

 

A lista, de tamanho considerável, inclui um vasto número de terras com nomes estranhos. Entre elas é possível encontrar outras pertencentes ao Alto Minho. Confira:

 

Angústias – Paredes de Coura

Cabrão – Ponte de Lima

Garanhão – Ponte da Barca

Pobreza – Caminha

Porca – Ponte de Lima

Ratoeira – Vila Nova de Cerveira

Rego do Azar – Ponte de Lima

 

Contas feitas, de acordo com este ranking, é Ponte de Lima que lidera no Alto Minho como concelho com maior número de terras com nomes estranhos (3).

 

 

[Fotografia: Porreiras/ DJorge – Grupo FB Terra Amada]

 

 

PUB