PUB
São as primeiras imagens (vituais) do futuro Parque da Amizade e da nova ponte sobre o Rio Minho. A Rádio Vale do Minho teve acesso exclusivo ao projeto daquele que será o maior parque de lazer transfronteiriço da Europa.
Vai ficar em Vila Nova de Cerveira/Tomiño e vai unir o Parque de Lazer do Castelinho ao Espaço Fortaleza de Goián através de uma travessia pedonal e ciclável, com menos de 300 metros sobre o rio Minho, e que permitirá criar o primeiro espaço público de utilização coletiva transfronteiriça.
O novo espaço natural terá uma área total de 25 hectares (incluindo a expansão prevista do lado português).
“A visão de futuro é a de dar corpo a um espaço verdadeiramente europeu, sem fronteiras, físicas ou psicológicas, de respeito pela diferença, pela liberdade e pelo ambiente, onde se estabelecem relações humanas de socialização, lazer, desporto, conhecimento da memória ambiental e cultural do rio, num ambiente de equilíbrio entre o homem e a natureza”, explicou recentemente a Eurocidade Cerveira/Tomiño.
O Parque da Amizade enquadra-se no projeto VISIT_RIO_MINHO apresentado à primeira convocatória do Programa Operacional Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 Interreg V A numa candidatura conjunta da Deputación de Pontevedra com a CIM Alto Minho, o AECT Rio Minho, os Municípios fronteiriços do Rio Minho , a Fundação CEER e o Centro Tecnológico do Mar.
Até ao momento, ainda não é conhecida data para o início dos trabalhos.
Veja as imagens virtuais [créditos: DR]
- Vista da nova ponte – lado de VN Cerveira
- Vista da nova ponte – lado de Tomiño
- Parque vai ocupar uma vasta área
- Área do parque assinalada a vermelho
- Planta do novo parque – Lado de Cerveira
Comentários: 0
0
0