PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Alto Minho: Costuma passar por esta ponte? Durante dois meses não vai dar

17 Outubro, 2025 - 14:46

2017

0

Empreitada de conservação.

O trânsito automóvel vai estar proibido na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, durante dois meses, entre as 23h00 e as 6h00.

 

De acordo com o Município, a interdição começa no próximo dia 20 de outubro e vai prolongar-se até 19 de dezembro.

 

Em causa, explica a autarquia vianense, está “uma empreitada de conservação na ponte”, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, com objetivo de colocação de barreiras para proteção à catenária.

 

Apesar da obra, haverá permissão ao trânsito de peões, bicicletas e motociclos.

 

O trânsito ferroviário será também condicionado, com interdição noturna das 0h00 às 05h00, devido a trabalhos próximos à catenária que exigem corte de tensão.

 

Desde 1878, a Ponte Eiffel é um dos maiores ícones de Viana do Castelo, pontuando o estuário do Lima e marcando a paisagem urbana da cidade.

 

Esta ponte de ferro substituiu a precária ponte de madeira e trouxe uma força e modernidade indiscutível à cidade no ano de 1878 por proporcionar a chegada do comboio, apelidado pelas gentes de então de “cavalo negro que deitava fumo”, dando um novo impulso às ligações do norte de Portugal com a vizinha Galiza.

 

A 30 de junho desse ano, foi inaugurado o troço ferroviário entre Darque e Caminha, tendo a cerimónia sido realizada no edifício provisório da Estação de Viana do Castelo.Este monumento que estrutura a Estrada Nacional 13 e a Linha do Minho sobre o Rio Lima é também um símbolo da arquitetura do ferro em Portugal.

 

Uma obra monumental para a sua altura, com 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário.

 

 

 

[crédito fotografia: DR]