A Capitania do Porto de Caminha emitiu um alerta ao princípio da tarde desta terça-feira para “um agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas para os próximos dias”.
Em comunicado, a Capitania prevê “ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste” e “vento sul, temporariamente forte com rajadas até 85 km/h no litoral”.
Assim, “recomenda-se em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio, a adoção de medidas de segurança e de precaução suplementares, até que as condições de mar sejam mais favoráveis”.
“À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras, aconselha-se que seja assumida uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”, refere a Capitania.
Os pescadores lúdicos de pesca à cana devem assumir “maior cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que em condições extremas o mar poderá alcançar zonas aparentemente seguras”.
“Recomenda-se ainda a toda a comunidade, evitar praticar atividades relacionadas ou próximas do mar, nomeadamente desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitar o estacionamento de veículos próximo da orla marítima, assim como, manter uma especial atenção às informações da meteorologia e às indicações das autoridades de segurança”.
Nesta altura, as barras do Porto de Caminha e de Vila Praia de Âncora, permanecem abertas a toda a navegação. No entanto, “mantendo-se a situação em acompanhamento contínuo”. Mantém-se também aberta a navegação em toda a extensão do Troço Internacional do Rio Minho.
A Capitania do Porto de Caminha deixa ainda as seguintes recomendações:
- Redobrar a atenção junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, nomeadamente em praias expostas ao mar e sujeitas ao efeito da rebentação;
- Reforçar a vigilância das amarrações das embarcações atracadas ou fundeadas/amarradas.
- Garantir a adequada fixação de estruturas ou equipamentos que possam ficar expostas ao efeito do vento e mar.
- Acautelar a remoção, para locais seguros, de embarcações varadas em locais que possam ser afetados pela ação do mar ou do rio.
- Primar por uma postura de segurança e de precaução ativa, não assumindo comportamentos de risco.
- Acompanhar o evoluir da situação meteorológica.
O Alto Minho vai entrar novamente em alerta amarelo esta terça-feira a partir das 15h00. Desta vez, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vai prolongar-se até à mesma hora do dia seguinte, quarta-feira.
Nestas 24 horas, em todo o distrito de Viana do Castelo, é esperada “precipitação por vezes forte, com possibilidade de trovoada”. Alerta ainda o IPMA que o vento será “temporariamente forte com rajadas até 85 km/h nno litoral e terras altas”.
Com mais precisão, o portal meteorológico windy.com prevê chuva mais intensa no Alto Minho ao princípio da noite desta terça-feira. Deverá ser acompanhada de trovoadas e vai prolongar-se durante a manhã de quarta-feira.
As temperaturas máximas vão descer na quarta-feira. Dos atuais 24ºC, deverão cair para os 18ºC.
Os valores mínimos vão manter-se nos 14ºC.
Comentários: 0
0
0