PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Alto Minho
Destaques

Alta Tensão: A linha vai passar na sua freguesia? – Veja AQUI

27 Julho, 2020 - 08:04

1446

0

PUB [atualizada 15h45 com o projeto mais recente]   No total são 121 freguesias do Alto e do Baixo Minho que vão ser atravessadas por uma linha elétrica de 400 kV […]

PUB
[atualizada 15h45 com o projeto mais recente]

 

No total são 121 freguesias do Alto e do Baixo Minho que vão ser atravessadas por uma linha elétrica de 400 kV desde Fonte Fria, em território galego, Espanha, até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede elétrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte operada pela empresa REN.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, o troço nacional deste projeto prevê a construção de duas novas linhas duplas trifásicas de 400 kV atravessando várias dezenas de freguesias do Alto Minho.

Vários Municípios já deram o seu parecer negativo a esta empreitada. Entre eles, por exemplo, Arcos de Valdevez e Monção, que estão entre os concelhos com maior quantidade de freguesias incluídas.

Em comunicado, o Município de Monção referiu que “a instalação da linha em causa revela, com evidência, um conjunto significativo de contrariedades e adversidades que colocam em perigo a saúde pública, a estratégia municipal de sustentabilidade ambiental e valorização do turismo de natureza”.

“Desta forma, a eventual concretização desta linha elétrica poderá fragilizar os mais valiosos recursos endógenos do concelho, inviabilizando a dinâmica empresarial das unidades do setor turístico já existentes e os projetos promissores em fase de implementação”, sublinha a autarquia liderada por António Barbosa.

“Mais do que uma linha de muita alta tensão, o nosso território necessita de politicas ativas de valorização dos nossos recursos endógenos, bem como de medidas concretas que favoreçam o equilíbrio ambiental, a promoção social e cultural e a fixação das populações nos meios rurais”, conclui a autarquia monçanense.

 

 

Confira, de acordo com a REN, se a sua freguesia está incluída neste projeto:

 

Arcos de Valdevez

Sistelo; Alvora; Louredo; Extremo; Portela; Padroso; Eiras; Mei; Sabadim; Senharei; Rio de Moinhos; Rio Frio; Miranda; Jolda (Madalena; e Jolda (S. Pedro).

 

Monção

Valadares; Sá; Badim; Riba de Mouro; Messegães; Seivães; Tangil; Merufe; Anhões; Luzio; Portela; e Abedim.

 

Ponte de Lima

Labruja; Rendufe; Bárrio; Vilar do Monte; Cepões; Calheiros; Refóios do Lima; Ribeira; Gemieira; Serdedelo; Gondufe; Feitosa; Fornelos; Seara; Rebordões (Sta. Maria); Queijada; Anais; Facha; Fojo Lobal; Cabaços; Calvelo; Vitorino dos Piães; Navió; Freixo; Mato; e Ardegão.

 

Valença

Taião; Cerdal; Fontoura; e Boivão.

 

Viana do Castelo

Carvoeiro; e Geraz do Lima (Stª. Leocádia).

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB