Menu

+

0

0

Valença

Via Crúcis

9 Abril, 2022
11:00
Fortaleza de Valença

Recriação histórica da vida de Cristo

Assim, no sábado, dia 9 de abril, a Fortaleza de Valença vai receber, ao longo do dia, os diferentes capítulos da Vida de Cristo. O Batismo, o Milagre do Pão, a Chegada a Jerusalém e a Captura de Jesus, a Prova do Pão Ázimo, a Última Ceia, o Julgamento e a Via Sacra vão fazer as delícias de quem quiser vivenciar esta experiência.
No domingo, dia 10, o evento prossegue com a Imagem da Pietà, um quadro vivo, o Cortejo Fúnebre e o Enterro, o Velório, a Prova do Pão Ázimo, a Ressurreição, Apresentação de Lutas e a Aparição.
́ ́ ́:
a) mercado nazareno, com artesãos, mercadores e gastrónomos trajados á época, com tendas próprias e decoração adequada;
b) uma zona de diversão infantil com jogos de equilíbrio e destreza e dois carrosséis artesanais;
c) um acampamento romano com 2 tendas romanas onde se possam ver armamentos e vivências; da época. Este local serve de palco ao Julgamento;
d) Um calvário com as 3 Cruzes, que servirá de palco à Crucificação;
e) um túmulo que será palco da maior parte das encenações de domingo;
f) uma galeria que acolherá a prova do pão ázimo e a Última Ceia;
g) um poço que será o palco do Batismo;
h) aldeia – área de recriação de ofícios e vivências da época.
1) Zona de diversão infantil: neste local as crianças poderão jogar jogos de destreza e equilíbrio propícias. Terão conhecimento de como as crianças antigamente se divertiam. Haverá dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular rotativo.
2) Acampamento Romano: Composto por pelo menos 2 tendas romanas, será ocupado e animado pelos soldados romanos, onde terão as suas armas expostas e prestarão explicações ao público de como se utilizavam. Executarão demonstrações de técnicas de luta. Este espaço será decorado com faixas brancas e vermelhas e será palco do emblemático julgamento de Cristo e flagelação. Vamos apresentar um cavalo a puxar uma biga romana (carro de combate romano) durante a Via Sacra e durante alguns momentos em cada dia. É um cenário imponente e que atrai a atenção e curiosidade dos visitantes.
3) Calvário: Este será o local onde será representada a crucificação, com suportes para 3 cruzes. Será palco de várias encenações importantes. Este cenário pretende chamar a atenção ao público que por ali passa, por isso o ideal seria um local com muita visibilidade e grande afluência ou passagem.
4) Túmulo: será palco de várias peças, propomos uma localização com boa visibilidade ao público e mais retirado do mercado. No domingo começaremos as dramatizações com o quadro da pietà, seguido do cortejo fúnebre pelo recinto do evento até ao túmulo onde dá lugar o ritual de limpeza e sepultura de Cristo.
5) A prova do pão ázimo: seria debaixo da pérgula, uma mesa posta com o pão ázimo e um recipiente com molho de azeite e alecrim, para que o público possa fazer a degustação gratuita deste pão que se consumia na época de Cristo, dinamizado por 2 atores uma vez por dia em hora a definir. Este local acolherá a emblemática última ceia.
6) O Batismo de Cristo por João Batista: é um marco importante na Bíblia e será representado junto a um poço. Cantaremos o Pai Nosso nessa celebração, como em outras alturas propícias.
7) A aldeia é constituída por uma tenda grande que tem demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, a curtimenta da pele e a lavagens da lã. Terá uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burrinho. As crianças poderão dar alguns passeios de burro pelo recinto.
Os dois dias são complementados com animação, mercado nazareno, jogos infantis, vivências na aldeia e zonas gastronómicas.
A ‘VIA CRÚCIS – VIDA DE CRISTO’ é uma recriação histórica que reflete uma das tradições mais antigas e com maior significado para o povo cristão. Associada à Quaresma, representa a reprodução do caminho de Jesus até ao Calvário.
Mais do que um caminho físico, é uma caminhada espiritual, um percurso simbólico, de comunhão com Cristo, no seu sofrimento, e na gratidão pelo seu ato de profundo amor.
Faça parte desta recriação histórica e viva esta época pascal em primeira pessoal.
Contamos com a sua presença.
:
SÁBADO 9 DE ABRIL
11h00 O Batismo
Local: Fonte na Rua Apolinário da Fonseca
12h00 O Milagre do Pão
Local: Largo do Governo Militar
14h30 A Chegada a Jerusalém e Captura de Jesus
Local: Portas do Sol
16h00 Prova do Pão Ázimo
(Mercado Nazareno)
Local: Parque de Estacionamento Coroada
16h30 A Última Ceia
Local: Jardim das Amoreiras
18h30 O Julgamento
(Acampamento Romano)
Local: Baluarte do Carmo
22h00 Via Sacra
(Acampamento Romano – Calvário)
Local: Baluarte do Carmo – Encosta de S. Sebastião
DOMINGO 10 DE ABRIL
14h00 Imagem da Pietà
(Quadro Vivo)
Local: Encosta de S. Sebastião
14h00 Cortejo Fúnebre e Enterro
(Saída Calvário para Túmulo)
Local: Encosta de S. Sebastião – Baluarte de S. João
15h30 O Velório
(Túmulo)
Local: Baluarte de S. João
16h00 Prova do Pão Ázimo
(Mercado Nazareno)
Local: Parque de Estacionamento Coroada
16h45 A Ressureição
(Túmulo)
Local: Baluarte de S. João
18h00 Apresentação de Lutas
(Acampamento Romano)
Local: Baluarte do Carmo
18h30 A Aparição
(Túmulo)
Local: Baluarte de S. João
19h00 Encerramento

Últimas