Exposição fotográfica “Ludwigia peploides: um perigo para a biodiversidade do rio Minho”
Uma mostra que alerta, educa e convida à ação pela preservação dos nossos rios
Através da lente de Carlos Venade, é possível observar o impacto da Ludwigia peploides, uma planta invasora que ameaça os ecossistemas aquáticos e a biodiversidade do nosso território. As imagens retratam as atividades de prevenção, controlo e sensibilização desenvolvidas no âmbito do projeto LudVISION Minho.
Fique a saber que já foram removidas mais de 11 toneladas (peso húmido) desta planta na zona da Rede Natura 2000 em Melgaço, trabalhos executados pelos sapadores florestais do nosso Município e acompanhados pela equipa técnica do projeto.
PODE VISITAR:
– Casa da Cultura de Melgaço | 17 a 21 de novembro
– Porta de Lamas de Mouro | 23 de novembro a 7 de dezembro
A Ludwigia peploides é nativa da América do Sul e terá sido introduzida como planta ornamental, pela beleza das suas flores amarelas. Propaga-se à superfície, submersa e nas margens de rios e lagoas, dominando os ecossistemas por ensombramento ou exclusão competitiva com as espécies nativas.
Coloca em risco a biodiversidade, a navegação, a pesca, o uso balnear e recreativo e o valor paisagístico, com elevados custos de remediação, e integra a lista nacional de espécies invasoras.
A exposição pode ser requisitada por escolas, associações, municípios e outras entidades do Alto Minho e Galiza, mediante agendamento.
Informações: [email protected]
0
0