Dia 09 de novembro. 21h00. Centro Cultural de Paredes de Coura
Entrada: 3,5€
Mergulho nas águas profundas de um artista multidisciplinar e inconformado que se dedicou, desde a primeira juventude, à experimentação e a “estéticas falíveis”, na sua própria definição. Pioneiro, em Portugal, da música improvisada. O artista é filmado “em acção”, num espaço abstrato e num tempo suspenso. Entre actuações, incursamos, sem filtros, nos labirintos da sua memória. “A Escuta” é também a passagem de testemunho de um mestre.
Este filme nasce do desejo de dar a conhecer, através da “minha lente”, o mestre que é Carlos “Zingaro”. Conhecê-lo em acção e conhecer a sua história. As características que o distinguem são o gosto pela experimentação, o pioneirismo e a permanência na cena das artes e cultura em Portugal – e pelo mundo – ao longo de mais de 50 anos. É um artista de riscos e de vertigem, que sempre viveu da sua arte minimizando concessões e comprometido com a busca pela “verdade do momento”. Uma vida de entrega total, de pesquisa incessante, de fogachos de plenitude, e de um considerável património imaterial, visto que a maior parte da música que criou não ficou registada em discos.
Viver para o momento, no momento. Tocar esse momento. Os encontros, as evocações e a aventura da descoberta… estes são os vectores de Carlos “Zingaro”. Ao reflectir sobre a vida e a arte, em perspectiva, como no presente da acção, “Zingaro” auto-retrata-se.
produção AR DE FILMES
produtor INÊS OLIVEIRA, ALEXANDRE OLIVEIRA
fotografia PAULO MENEZES
montagem INÊS OLIVEIRA, RUI PEDRO MOURÃO
som PAULO ABELHO, HUGO LEITÃO
elenco CARLOS ZÍNGARO
argumento INÊS OLIVEIRA
língua original Português
legendas Inglês
0
0