Menu

+

0

0

Monção

“Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”

15 Fevereiro, 2026
15:30
Cine Teatro João Verde

É um espetáculo que recria as vivências tradicionais do quotidiano rural de Monção


15 de fevereiro, domingo  15h30 Cine Teatro João Verde  Entrada Gratuita (É necessário fazer levantamento de bilhete).


“Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves” é um espetáculo que recria as vivências tradicionais do quotidiano rural de Monção nos finais do século XIX e inícios do século XX, valorizando os saberes e tradições locais, a sua identidade ancestral e a memória coletiva do povo.

Organizado pelo Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe, com a participação de mais quatro agrupamentos folclóricos do nosso concelho, “Heranças da Terra” presta tributo ao legado de Armando Alves na preservação e promoção do património imaterial local.


Armando Alves, nascido no dia 7 de fevereiro de 1955, faleceu no dia 7 de março de 2025, com 70 anos de idade. Respeitado e estimado por todos, trabalhou na Casa do Povo de Merufe e no Centro de Saúde de Monção, tendo dedicado a sua vida ao progresso da sua terra, à valorização da cultura popular e à defesa de causas nobres e justas.

No campo político, Armando Alves exerceu durante mais de três décadas, com dedicação e competência, o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Merufe. Nas listas do CDS/PP, que elegeu um deputado por Viana do Castelo, nas eleições autárquicas de 2005, Amando Alves honrou Monção com a sua presença na Assembleia da República Portuguesa.

Na passagem dos 25 anos na presidência da Junta de Freguesia de Merufe, a Câmara Municipal de Monção reconheceu o seu trabalho a favor da população local, prestando-lhe uma merecida homenagem em cerimónia pública.

Pertencente aos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Monção, o seu firme compromisso com a arte popular traduziu-se, em 1972, na criação do Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe.

Ao longo de meio século, esteve à frente do agrupamento, símbolo da cultura e etnografia do nosso concelho, cuja autenticidade e fidelização às práticas ancestrais, nos trajes e na sonoridade, é reconhecida e louvada a nível nacional.

#moncaodeixamarca #municipiodemoncao#moncao #merufe