Menu

0

1

Melgaço

De Repente, Canta a Gente

10 Outubro, 2021
16:00
Casa da Cultura

É uma iniciativa dedicada à promoção dos Cantares ao desafio e desgarrada

De Repente, Canta a Gente”, no dia 10 de outubro, pelas 16h00, na Casa da Cultura
O projeto é promovido pela CIM Alto Minho e pelos dez municípios associados. É uma iniciativa dedicada à promoção dos Cantares ao desafio e desgarrada – um dos ícones do património cultural imaterial do Alto Minho, e pretende divulgar e envolver os jovens em idade escolar nesta forma de canto tradicional, ensinar os seus mecanismos, cativar os jovens para a sua prática e fruição, bem como renovar geracionalmente os seus cantadores, mantendo a desgarrada bem viva e presente.
Em Portugal, a desgarrada tem sido um processo espontâneo: quando alguém descobre que “tem jeito” para combinar palavras de forma imediata, surge um cantador. Ninguém lhe ensinou, nem aprendeu na escola. Desenvolveu as competências necessárias por si mesmo, eventualmente baseado na tradição oral, no seio da família ou da comunidade.
Agora, surge pela primeira vez a sistematização da técnica da desgarrada, a produção de um currículo, e o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que vão permitir que possa ser ensinada em duas vertentes:
• No site www.derepentecantaagente.com – com dezenas de vídeos e áudios tutoriais, tendo ainda os jovens a possibilidade de enviar as suas cantorias para análise e acompanhamento pedagógico (disponível a partir do dia 17 de dezembro de 2021);
• Nas ações de capacitação a realizar em escolas, associações culturais e coletividades, que podem ser presenciais ou, em caso de constrangimento da COVID 19, em videoconferência. Serão envolvidos repentistas consagrados, liderados pelo cantador Augusto Canário, desenvolvendo trabalho direto com os jovens (a iniciar em novembro de 2021).
Para além da componente de capacitação, o projeto “De Repente, Canta a Gente” comporta uma componente de captação de novos talentos repentistas com o encaminhamento artístico posterior através da realização de dez concertos (no Município de Arcos de Valdevez, Caminha Município, Melgaço, Município de Monção, Município de Paredes de Coura, Município Ponte Da Barca, Município Ponte de Lima, Municipio De Valença, Câmara Municipal de Viana do Castelo e Município de Vila Nova de Cerveira) e de um concerto final e de uma conferência repentista, nomeadamente de setembro a novembro de 2021.
ATENÇÃO: as entradas são gratuitas, no entanto é necessário reservar bilhete, disponíveis na Casa da Cultura a partir da próxima semana (251 410 060). Os lugares são limitados pela capacidade do auditório.

Últimas