Realiza-se no próximo sábado, dia 29 de novembro, em Paredes de Coura, mais uma edição das Jornadas Micológicas do Corno de Bico.
O secretariado vai localizar-se na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (EB 2,3/S). Abre às 8h30.
A iniciativa está a cargo do Município em parceria com a Associação Micológica “A Pantorra”, contando com a colaboração de professores e alunos envolvidos no programa ECO ESCOLAS.
Logo pela manhã do próximo sábado realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico (PPCB), para recolha e posterior identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o outono e início do Inverno.
Esta iniciativa é desenvolvida sob orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica “A Pantorra” e Administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros.
No decorrer deste percurso os monitores abordarão temáticas fundamentais ao desenvolvimento de atividades micológicas, tais como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade ou toxicidade, taxonomia e caracteres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.
Ao final da manhã, na EB 2,3/S de Paredes de Coura realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos.
Durante a tarde realizam-se em simultâneo uma oficina de conservas de cogumelos silvestres, monitorizada por Manuel Pereira e Daniel Robalo, que trarão a sua experiência sobre esta temática, nomeadamente as Conservas em Azeite, para um máximo de 30 Inscrições.
Paralelamente, os participantes que não pretendam frequentar a oficina proposta poderão usufruir de uma saída de campo complementar ao percurso matinal na Praia Fluvial do Taboão.
Ao fim da tarde, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos monitores convidados.
Para finalizar os trabalhos, o evento conta com a presença de Carlos Vila-Viçosa, botânico, investigador do CIBIO/UP, e administrador do Grupo Fungos de Portugal, que falará sobre o programa “FUN DIVE – Monitoring and mapping fungal diversity for nature conservation”, programa que promove a participação de “Cientistas Cidadãos” na inventariação de fungos, na perspetiva da melhoria da identificação e a comunicação inequívoca sobre espécies de fungos, com vista a dar visibilidade à biodiversidade dos fungos e, assim, fortalecer os esforços de conservação na Europa.
As XVII Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2025, encerram na EB2/3, S de Paredes de Coura depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.
As inscrições no número máximo de 60, terão um custo individual de 30€ euros para os participantes com idade igual ou superior a 18 Anos e 15€ euros para jovens com idade igual ou inferior a 18 anos.
Comentários: 0
0
0