PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção: Água regressou em força à Cascata do Fojo [VÍDEO e FOTOS]

21 Outubro, 2022 - 14:57

2488

0

Cascata do Fojo.

A água voltou em força à Cascata do Fojo, na freguesia de Lara, em Monção. O espaço, considerado já um dos mais paradisíacos a Norte da Península Ibérica, sofreu consideravelmente os efeitos da seca dos últimos meses.

 

Durante os meses de julho e agosto, a água quase parou de correr neste autêntico monumento natural. Do alto, apenas um leve fio de água num silêncio que trazia constante preocupação a quem estava habituado ao troar forte das águas.

 

Felizmente, essa melodia voltou. Com vontade.

 

A chuva dos últimos dias devolveu o encanto de sempre à Cascata do Fojo que, recorde-se, foi no passado mês de Maio eleita pela Nutella um dos 15 lugares mais extraordinários de Portugal. Teve honras de aparecer nas embalagens daquele produto numa edição limitada.

 

 

 

Veja o vídeo da água a cair com abundância na Cascata do Fojo:

 

 

 

Passadiços catapultaram Cascata para o mundo

A inauguração dos passadiços naquele local no passado mês de janeiro exponenciaram largamente a fama da Cascata do Fojo. O número de visitantes triplicou em poucas semanas.

A imprensa galega mostrou-se também rendida a estes passadiços . Recentemente, jornal Atlántico batizou-a mesmo de «passerelle de madeira com destino ao Éden». 

 

No artigo daquele jornal com sede em Vigo, e cuja tiragem diária supera os cinco mil exemplares em papel, é referido que aquela estrutura – recentemente inaugurada – apresenta um “cenário maravilhoso” onde a experiência “não desilude”.

 

Claro que a alusão mais forte vai para o final dos passadiços, onde os visitantes são brindados com a Cascata do Fojo, onde “o rio se encaixa entre duas paredes rochosas, criando um recanto inesquecível”.

 

Mas o passeio não se resume só à beleza da cascata. Aquele periódico chama também a atenção para os “quatro maravilhosos moinhos seculares, que [em tempos] aproveitaram a queda acentuada de água para moer milho”.

 

Uma “travessia tranquila marcada pelas árvores frondosas e pelo som do rio”, descreve o Atlántico sugerindo uma visita a Monção.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos com a água agora em abundância no local:

 

 

 

Uma caminhada única pela natureza

No total, recorde-se, são 350 metros de um passadiço que proporciona uma caminhada única pela natureza. Começa no chamado Lugar do Forno. No final, o caminhante é brindado com a esmagadora beleza da já sobejamente conhecida cascata do Fojo.

 

Ao redor, apenas o silêncio cortado pelo chilrear de aves e a melodia da água que cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis. Se o lugar já era atrativo sobretudo durante o Verão, o novo passadiço garante àquele espaço ainda maior êxito e fama visto que o acesso à cascata fica ainda mais facilitado. 

 

A obra, a cargo da Junta de Freguesia, representou um investimento total de 42 mil euros.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas