PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vila Praia de Âncora

VP Âncora: Forte da Lagarteira já recebeu quase 13 mil visitantes

23 Setembro, 2017 - 00:55

332

1

O número de pessoas que, desde o dia 1 de junho último, visitaram o Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, está já muito próximo das 13 mil. Os […]

O número de pessoas que, desde o dia 1 de junho último, visitaram o Forte da Lagarteira, em Vila Praia de
Âncora, está já muito próximo das 13 mil. Os dados foram revelados esta sexta-feira pela autarquia de Caminha. A edilidade prevê mesmo que este valor seja atingido ou até superado até ao final do mês.

Neste momento, o Forte continua de portas abertas e tem patente uma exposição sobre a sua própria história. Mas durante este período acolheu eventos emblemáticos, com destaque para exposição de homenagem a Francisco Sampaio, promovida pelo Município, e que assinalou os 80 anos de vida um homem que dedicou a sua vida à promoção da Vila e da Região do Alto Minho.
O passado dia 1 de junho foi uma data especial para Vila Praia de Âncora. Fruto do entendimento da Câmara Municipal com a Autoridade Marítima Nacional foi possível abrir ao público a fortaleza, que até àquela data esteve fechada e inacessível à população e aos turistas.
Recorde-se que, após negociações, a Câmara Municipal de Caminha assinou um protocolo de cooperação com a Autoridade Marítima Nacional, durante uma cerimónia que decorreu no interior do próprio Forte da Lagarteiro e contou com a presença do Diretor-Geral da Autoridade Marítima Nacional, o Vice-Almirante Luís Carlos de Sousa Pereira, do Secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, de Melchior Moreira, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, vereadores do Município de Caminha, representantes das associações e muitos populares que se juntaram para fazer parte da história do Forte da Lagarteira e de Vila Praia de Âncora.
O documento firmado com a Autoridade Marítima Nacional prevê um período de cinco anos, renovável. De acordo com o protocolo, o Município compromete-se a garantir a conservação, manutenção e custos de funcionamento do imóvel, podendo, em contrapartida, utilizar o espaço para a realização de eventos.
A primeira exposição que o Forte acolheu teve como tema a sua própria história e é essa que ainda pode ser
visitada até ao final deste mês de setembro. Nessa altura foi também apresentado o programa “Vila Praia – Âncora de Emoções’, uma aposta cultural e de lazer, promovida pela Câmara com vista a colocar Vila Praia de Âncora e o concelho de Caminha nos roteiros turísticos mais apetecíveis. Do programa constaram mais de 50 atividades culturais, desportivas,
religiosas, gastronómicas que Vila Praia de Âncora teve ocasião de oferecer a quem aí vive e a quem a visita. O objetivo, com o referiu na altura o presidente da Câmara, foi fazer de Vila Praia de Âncora um destino turístico de sonho e ao mesmo tempo promover as associações e a economia do concelho.

Últimas